Uma aeronave P3C Cup+, da Força Aérea Portuguesa (FAP), foi ativada ontem, dia 14 de Janeiro, para nova missão de busca e salvamento no mar sob jurisdição da República de Cabo Verde. É a segunda vez, em menos de uma semana, que a Esquadra 601 – ‘Lobos’ é chamada a intervir no âmbito do protocolo que existe entre os dois países, para colaboração em missões deste género, refere uma nota de imprensa distribuída hoje pela FAP.
O meio aéreo foi mobilizado para localizar uma embarcação com dois pescadores, que saiu no dia 13 de Janeiro da Praia de Santa Maria, ilha do Sal, e terá ficado à deriva por causa da agitação marítima e da fraca visibilidade.
Tendo em conta que a Esquadra 601 se encontra em Cabo Verde também desde o dia 13 de Janeiro – a participar numa operação multinacional contra a pesca ilícita, tráfico e pirataria (AMLEP) – houve possibilidade de integrar a aeronave portuguesa nas buscas pela embarcação.
Recorde-se que nos dias 10 e 11 de Janeiro os ‘Lobos’ já tinham estado envolvidos numa missão de busca e salvamento em Cabo Verde, na sequência do naufrágio do navio ‘Vicente’, ao largo da ilha do Fogo, a 8 de Janeiro.
- O avião Orion P3C Cup+ da Força Aérea Portuguesa estacionado no Aeroporto do Sal – Foto Carlos Freitas