O governo francês vai co-financiar com 44 milhões de dólares a modernização das áreas de manobra do aeroporto internacional de Maputo, ao abrigo de um acordo assinado esta semana em Maputo, informou a Agência de Notícias de Moçambique (AIM).
Na assinatura do acordo, por ocasião da visita a Moçambique da ministra para o Comércio Externo de França, Nicole Bricq, o ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, disse que as obras permitirão melhorar as condições de segurança dos passageiros e elevar os padrões de gestão aeroportuária.
A empresa pública Aeroportos de Moçambique tinha lançado no Verão passado um concurso público para a contratação da empreitada que vai reabilitar e melhorar áreas de manobra do Aeroporto Internacional de Maputo, recentemente reconstruído e modernizado.
De acordo com o anúncio sobre o concurso, citado em Agosto do ano passado pela AIM, as obras deste projecto compreenderão a reabilitação dos pavimentos da pista, construção de novos pavimentos e substituição da sinalização luminosa das áreas de manobra.
O projecto inclui ainda a construção de uma nova linha de conduta de combustível de abastecimento de aeronaves para a plataforma de escoamento do terminal doméstico, obras de drenagem, formação em manutenção de obras civis, entre outros aspectos.
As obras de modernização completa de todas as áreas referidas estão orçamentadas em 70,5 milhões de dólares, sendo o montante em falta garantido pelo Banco Europeu de Investimento com 25 milhões de dólares e pelo Fundo Fiduciário para Infra-estruturas de África com 1,5 milhões de dólares.