Furacão ‘Alex’ pára movimento aéreo no arquipélago dos Açores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os aeroportos das ilhas dos Açores, que constituem a região autónoma portuguesa do mesmo nome, no Atlântico Norte, estão sem movimento nesta manhã de sexta-feira, dia 15 de janeiro, devido às severas condições atmosféricas provocadas pelo furacão ‘Alex’ que desde a madrugada afectam o arquipélago na sua totalidade.

O período mais crítico ocorrerá até às 11h00 locais (12h00 UTC), quando se prevê a sua passagem em cima do arquipélago, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA anunciou que o furacão ‘Alex’ mantém as características previstas para a sua passagem nos Açores, apesar de apresentar indícios “de algum enfraquecimento na sua estrutura”.

O furacão ‘Alex’ é o primeiro fenómeno meteorológico desta natureza a acontecer no mês de janeiro em quase 80 anos, de acordo com meteorologistas norte-americanos, motivando a emissão de avisos vermelhos para vento, agitação marítima e chuva para os grupos central (São Jorge, Terceira, Faial, Pico e Graciosa) e oriental (São Miguel e Santa Maria), que vigoram até ao início da tarde.

Na manhã desta sexta-feira não se registaram quaisquer movimentos de aviões comerciais, situação que afecta as companhias TAP Portugal, SATA Internacional, Ryanair e EasyJet, que tinham voos programados de fora do arquipélago, além da SATA Air Açores que opera diversas ligações inter-ilhas. Voos à partida de Lisboa e do Porto, no território continental português, estão cancelados ou atrasados até que se constate a melhoria das condições meteorológicas.

Os voos da SATA Air Açores foram reprogramados a partir da tarde desta sexta-feira, na perspectiva de uma melhoria do tempo.

Segundo o porta-voz da empresa aérea pública regional, António Portugal, “não existe nenhuma alteração na reprogramação dos voos”, que abrange um total de 721 passageiros, mantendo-se a previsão de que a operação se inicie a partir das 13h00 locais (14h00 UTC).

Assim, ao longo da tarde deverão ser feitos 31 voos da SATA Air Açores, com um total de 430 passageiros, e mais dois voos da SATA Internacional, Boston-Terceira e Terceira-Lisboa, com 209 e 82 passageiros, respectivamente, informa a agência noticiosa portuguesa Lusa depois de ouvir o porta-voz da SATA.

Na quinta-feira, a companhia aérea açoriana SATA Air Açores informou que não realizava durante a manhã desta sexta-feira voos que tinha agendado entre as ilhas dos Açores devido ao mau tempo, tendo reprogramado estas ligações para o início da tarde.

A normalidade das ligações aéreas só será alcançada com o melhoramento do tempo. Novas notícias sobre a evolução do furacão serão conhecidas durante a tarde desta sexta-feira.

O grupo SATA opera com duas companhias aéreas: a SATA Air Açores que se dedica aos voos internos que ligam entre si as nove ilhas do arquipélago, com aviões Bombardier Q200 e Q400, e a SATA Internacional que voa para o exterior com aviões Airbus A310 e A320.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...