A Afrijet anunciou que vai retomar em breve os voos regulares entre o Aeroporto de Libreville (Gabão) e o Aeroporto de São Tomé, na República de São Tomé e Príncipe, revelou nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, a agência noticiosa ‘STP Press’.
A companhia aérea gabonesa volta depois de, em março passado, ter suspendido os dois voos semanais que realizava entre os dois países, devido a uma dívida acumulada à Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENASA), no valor de 200 mil euros, por falta de pagamento de taxas de aterragem e de passageiros.
As tentativas internas para o pagamento ou a amortização da dívida não resultaram, tendo a ENASA ordenado o bloqueio na placa do aeroporto de um aparelho da companhia. Só depois do pagamento de 55 mil euros é que a situação foi desbloqueada, sob a promessa de as duas instituições continuarem as negociações.
Na altura, uma fonte disse à Rádio Nacional que “as companhias aéreas devem proceder ao pagamento mensal dos serviços, mas a Afrijet nunca o fez”.
Por causa do imbróglio, as autoridades nacionais foram obrigadas a aceitar a companhia aérea AKSY, que, neste momento, liga São Tomé a vários países na sub-região da África Equatorial.