Bem-vindo, !|Sair

Germania abre falência e suspende todos os voos

A falência da companhia aérea alemã Germania, anunciada na madrugada desta terça-feira, dia 5 de janeiro, é um rude golpe para os sectores da aviação comercial e do turismo europeus. A empresa, com cerca de 30 aviões na sua frota, realizava especialmente voos contratados por operadores turísticos alemães e outros europeus. Mantinha ainda um site na Internet através do qual os passageiros poderiam reservar e adquirir os seus bilhetes de viagem, nomeadamente para destinos de praia e de sol.

A Germania, com sede em Berlim e com mais de trinta anos de existência, suspendeu todos os seus voos, na sequência de uma crise económica-financeira que assolou a empresa alemã nos últimos meses. Milhares de passageiros que viajaram com pacotes de operadores turísticos não poderão regressar a casa nos próximos dias nos aviões da companhia como previsto. Os operadores irão solucionar os seus problemas, já que em termos contratuais têm um seguro que prevê tais situações. Para aqueles que viajaram comprando diretamente no site da Germania, não há solução, já que terão de pagar nova viagem dos seus bolsos.

O processo de falência da Germania e da sua filial de manutenção de aviões MRO Germania Technik Brandenburg, decorre a partir desta terça-feira, no Tribunal Administrativo de Berlin-Charlottenburg. O processo não envolve as suas subsidiarias da companhia: a Germania Flug (com COA suíço e dois aviões A319 e um A321) e a Bulgarian Eagle (com COA húngaro e dois A319) que prosseguem as suas operações.

No início de janeiro o mercado já tinha sido alertado para as dificuldades sentidas pela Germania (LINK notícia relacionada). Contudo, depois de alguns cancelamentos de voos, ocasionados pela débil situação financeira da empresa, os responsáveis pela sua gestão anunciaram que tinha sido encontrado um investidor que iria garantir a entrada de dinheiro na companhia (LINK notícia relacionada). Afinal essa entrada de capital não terá se concretizado e o resultado está à vista. Mais uma companhia na Alemanha que deixa de voar, depois da falência da Air Berlin, que também afetou o transporte de turistas para diversos países do sul da Europa, Norte de África e da Bacia do Mediterrâneo.

O último voo da Germania verificou-se na noite da passada segunda-feira, dia 4 de fevereiro. Foi feito por um Airbus A319, registo D-ASTO, entre o aeroporto de Lanzarote, nas ilhas das Canárias, e o aeroporto de Estugarda, na Alemanha, onde aterrou já na madrugada desta terça-feira.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica