GOL prevê rede doméstica no Brasil com 250 aeronaves eléctricas em 2025

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A GOL Linhas Aéreas, que se intitula a maior companhia aérea doméstica do Brasil, em conjunto com o Grupo Comporte, uma entidade brasileira que integra a holding que controla a companhia aérea, anunciou nesta terça-feira, dia 21 de setembro, a assinatura de um protocolo de intenções não-vinculante com a empresa de leasing de aeronaves Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de descolagem e pouso vertical (designadas por eVTOL, iniciais da denominação do aparelho em inglês ‘Electric Vertical Takeoff and Landing’). Igual comunicação foi feita pela Avolon, empresa que está entre as três maiores do mundo, no negócio de aluguer de aeronaves, com sede em Dublin (República da Irlanda).

As partes assumem que a nova aeronave eléctrica seja certificada nos próximos quatro anos e que as suas entregas aconteçam com sucesso, pela que a companhia brasileira espera iniciar operações usando aviões eVTOL em meados de 2025, com uma rede própria de ligações entre diversas cidades.

O Grupo Comporte está empenhado na obtenção dos recursos requeridos para o necessário investimento nesse projeto, que utilizará os conhecimentos em aviação da GOL para desenvolver uma nova malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL.

Criado pela empresa britânica Vertical Aerospace, o modelo VA-X4 eVTOL é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento.

O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da GOL se expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos menos servidos por rotas aéreas. Essa decisão está em linha com a recente decisão da GOL de aquisição da MAP Transportes Aéreos, a quinta maior empresa aérea doméstica do Brasil, com uma frota de aviões ATRs de 70 assentos que operam em rotas na região amazónica, a partir do Aeroporto de Manaus, e nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a partir de Congonhas, o maior aeroporto doméstico do País.

 

Uma nova frota para uma nova era de viagens aéreas e mais conectividade

A GOL opera atualmente uma frota de 127 aeronaves Boeing 737 e transportava, no pré-pandemia, mais de 37 milhões de passageiros por ano. A companhia planeja fazer a transição de 75% de sua frota para as aeronaves 737-MAX mais eficientes até 2030, que reduzem as emissões de carbono em 16%.

A adoção do Boeing MAX e das aeronaves eVTOL, juntamente com outras inovações, tais como o uso de biocombustíveis, formarão os componentes-chave na estratégia da GOL para atingir a neutralidade de carbono até 2050.

 

Características do modelo VA-X4 eVTOL da Vertical Aerospace

O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). A aeronave eVTOL também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de descolagem e pouso. A Vertical usou o know-how de parceiros e fornecedores renomados e experientes na indústria aeroespacial, incluindo as empresas Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay, para desenvolver controles de voo avançados, tecnologia da informação, motores elétricos e tecnologia industrial de ponta na sua aeronave VA-X4.

O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação do aparelho e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.

A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, e a GOL espera iniciar os voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...