O novo secretário de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo, deputado federal Duarte Nogueira anunciou que está a negociar com o governo federal do Brasil a concessão de cinco aeroportos estaduais à iniciativa privada.
A imprensa brasileira noticiou nesta semana que o político confirmou que já falou com os ministros Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil), António Carlos Rodrigues (Transportes) e Edinho Araújo (Portos) para prosseguirem as negociações que estão presentemente numa situação de impasse.
A União chegou a autorizar a concessão em Janeiro do ano passado, mas revogou a decisão seis dias depois, causando perplexidade à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), órgão ligado à secretaria de Transportes que conduz o processo de licitação dos terminais. O Estado quer que a iniciativa privada passe a administrar o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, no município de Jundiaí; Aeroporto Estadual António Ribeiro Nogueira Júnior (Itanhaém); Aeroporto Estadual Campo dos Amarais (Campinas); Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (Bragança Paulista); e Aeroporto Estadual Gastão Madeira (Ubatuba).
A intenção é ceder os referidos aeroportos à iniciativa privada por 30 anos, com um investimento mínimo de 75 milhões de reais.
- Na imagem vê-se o Aeroporto Estadual Gastão Madeira, em Ubatuba, no litoral do Estado de São Paulo.