Governo de Washington pagou subvenções ilegais à Boeing, acusa a OMC

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-newsavia-app-android-750x65A Organização Mundial do Comércio (OMC) denunciou o pagamento ilegal pelos Estados Unidos da América de subvenções ao construtor aeronáutico Boeing, violando uma decisão imposta em 2012 pelo regulador dos diferendos comerciais.

Numa decisão publicada nesta sexta-feira, em Genebra, a OMC indicou ter examinado a queixa apresentada pela União Europeia e concluiu que a norte-americana Boeing beneficiou de isenções fiscais entre 2013 e 2015, apesar das promessas feitas pelo governo dos Estados Unidos de pôr fim a qualquer subvenção.

Em setembro de 2012, os Estados Unidos tinham indicado à OMC que tinham suprimido todas as subvenções à Boeing. Mas a União Europeia (UE) afirmou que o construtor norte-americano continuou a beneficiar de milhões de dólares de subvenções, através de programas de investigação e desenvolvimento da NASA e do Departamento de Defesa.

O tribunal de peritos da OMC rejeitou 28 das 29 críticas formuladas por Bruxelas, mas estabeleceu que a Boeing tinha beneficiado de 325 milhões de dólares de isenção fiscal da parte do estado de Washington entre 2013 e 2015, “o que causou efeitos negativos para a UE em termos de vendas perdidas” de aviões Airbus.

Segundo as regras da OMC, cada uma das partes tem um prazo de 60 dias para recorrer desta decisão.

A OMC tem sido palco de uma disputa, há mais de 10 anos, entre a Boeing e a Airbus, através dos EUA e da UE. A questão diz respeito às subvenções e ajudas concedidas por cada uma das partes à sua indústria aeronáutica.


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...