Governo dos Açores diz que não vai ampliar a pista do aeroporto da ilha do Pico

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse nesta terça-feira, dia 25 de julho, que não está prevista qualquer intervenção para aumentar a pista do Aeroporto da ilha do Pico.

“O Governo [Regional] o que tem é – e eu próprio tenho – um compromisso eleitoral de melhoria da operacionalidade do aeroporto do Pico através de uma intervenção que se designa por ‘grooving’, ou seja, são ranhuras na pista que aumentam a aderência das aeronaves à pista”, afirmou aos jornalistas Vasco Cordeiro, para acrescentar não estar “prevista qualquer intervenção ou investimento quanto à ampliação da pista do aeroporto do Pico”.

O governante falava após a reunião do Conselho de Ilha do Pico ao ser questionado sobre a petição com 2.351 assinaturas que reclama o aumento da extensão da pista de aterragem do aeroporto.

Vasco Cordeiro adiantou que o concurso público “para a sua realização [‘grooving’] e, portanto, para o cumprimento deste compromisso, será lançado no final deste ano”.

Quanto ao valor do investimento, a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas adiantou na reunião com os membros do Conselho de Ilha que o investimento é da ordem dos 420 mil euros.

Uma petição com 2.351 assinaturas foi enviada no sábado ao parlamento dos Açores a reivindicar o aumento da pista do aeroporto do Pico, alegando constrangimentos na operação das aeronaves de médio curso.

Nesse dia, o primeiro subscritor da petição, Ivo Sousa, explicou à agência noticiosa portuguesa ‘Lusa’ que a petição pública “Pelo aumento das condições de operacionalidade do aeroporto da ilha do Pico” solicita ao Governo Regional dos Açores o aumento da pista e que esta seja ranhurada (com aplicação do ‘grooving’), em toda a sua extensão, para minorar os efeitos adversos para as aterragens provocados pela chuva.

Sobre a questão suscitada pelo Conselho de Ilha relativamente à transportadora aérea SATA, reivindicando, além da “reposição do número de lugares nas ligações, também o aumento” destes, a secretária regional informou que a oferta global de lugares neste Verão IATA é superior à do ano transato na ilha do Pico.

A presidente do Conselho de Ilha, Sandra Rodrigues, considerou o encontro com o executivo açoriano “bastante positivo”.

“O Governo Regional foi muito claro nas suas explicações. (…). Não houve questão nenhuma que nos fosse respondida de uma forma que não fosse positiva relativamente às nossas expectativas. Nós sabemos que tudo tem o seu tempo e que não podemos exigir obras para amanhã”, adiantou.


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...