Governo português confirma que a Azul continua interessada na TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro português da Economia, António Pires de Lima, confirmou ontem, em Davos, na Suíça, o interesse da Azul Airlines na privatização da TAP e avançou que o Governo de Lisboa nunca foi contactado pela Gol.

A companhia aérea brasileira Azul foi uma das companhias a manifestar junto do Governo o interesse na privatização da TAP. E o ministro da Economia, que ontem falou sobre o assunto à margem do Fórum Ecónomico Mundial, diz que “apesar da experiência com a Oi”, o Executivo continua interessado em atrair capital brasileiro para a companhia aérea portuguesa.

Citado pela imprensa brasileira, António Pires de Lima confirma que a companhia detida por David Neeleman procurou o Governo no âmbito do processo de privatização e desmente que tenham existido quaisquer contactos por parte da Gol, que tem sido referida como uma das potenciais candidatas, ou do Grupo LATAM Airlines, que controla a brasileira TAM.

Pires de Lima acredita que a Azul poderia facilmente contornar as limitações legais no quadro da União Europeia, que impedem empresas estrangeiras de deter mais de 49% do capital de uma companhia aérea, alegando que a companhia brasileira poderá encontrar um accionista europeu para integrar o consórcio que avance para a compra da TAP.

Recorde-se que o consórcio liderado por Miguel Pais do Amaral está à procura de uma companhia aérea para integrar o consórcio que formou com o norte-americano Frank Lorenzo. Tal como o ‘Diário Económico’ noticiou recentemente, o empresário português terá sido mesmo contactado pela Azul, mas tudo indica que não será esta a companhia que irá integrar o agrupamento.

O caderno de encargos para a privatização da TAP foi aprovado na semana passada, confirmando a venda de até 66% do capital da companhia aérea, com uma posição de até 5% reservada aos trabalhadores, e o Governo pretende concluir o processo até ao final do primeiro semestre do ano.

Contactada, a Azul responde que “mantém o posicionamento de não comentar” qualquer questão relacionada com a venda da TAP.

 

  • Notícia publicada na edição online do jornal português especializado em assuntos económicos e financeiros ‘Diário Económico’ em 23 de Janeiro de 2015

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...