Grave crise de tesouraria na TAP exposta no Parlamento Português

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Vila Galé - NewsAvia _ Março

O presidente da Comissão de Acompanhamento da Privatização da TAP Portugal, Cantiga Esteves, descreveu na quarta-feira, dia 1 de Abril, no Parlamento Português que a companhia aérea de bandeira lusitana vive uma situação de “desespero completo de tesouraria”, comentando que “o que está em causa é a sobrevivência da empresa”.

Citado pela imprensa portuguesa, Cantiga Esteves sustentou assim uma tese contrária à afirmada pelo presidente da TAP, Fernando Pinto, de que a companhia precisa de ser privatizada, mas não à pressa.

“Vive-se um desespero completo de tesouraria, é andar o dia-a-dia em desespero”, declarou Cantiga Esteves, citado em notícia da Lusa, que refere ainda que o presidente da Comissão de Acompanhamento da Privatização da companhia aérea salientou que “é urgentíssima a capitalização da TAP” e que nesse sentido esse deverá ser o primeiro critério para a sua privatização.

Analistas da aviação têm salientado que a tesouraria é vital para a continuidade das operações de qualquer companhia aérea, invocando o exemplo da antiga Swissair, que faliu no dia em que não teve dinheiro para pagar o combustível dos aviões.

A difícil situação de tesouraria da TAP esteve em evidência em finais do ano passado e chegou mesmo a ser relacionada com a demissão do então CFO, Luís Rodrigues.

Desde então foram surgindo indicações de que a companhia trabalhava em alternativas de financiamento para ‘atravessar’ a fase actual de desenvolvimento do processo de privatização, que há dois anos, na primeira tentativa de privatização pelo Governo de Passos Coelho, superou com um financiamento de cem milhões de euros do seu accionista ‘Parpública’, entidade que agrega todas as participações do Estado Português em empresas.

 

 

  • Notícia publicada pelo portal de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’ , parceiro editorial do Newsavia em Portugal

1 COMENTÁRIO

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...