Greve de controladores aéreos franceses penaliza tráfego na Europa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A greve de dois dias dos controladores aéreos em França, iniciada no domingo, dia 20 de março, e com fim previsto para as 05h00 de terça-feira, dia 22 de março, obrigou as companhias aéreas que voam para aeroportos do País a anular cerca de 30 por cento dos voos programados, provocando atrasos em mais de metade do movimento previsto e ainda custos acrescidos nas operações de diversas transportadoras aéreas internacionais que, desde domingo estão a optar por viagens mais longas, para evitar a entrada e passagem no espaço aéreo controlado pelos grevistas.

Em Portugal mais de duas dezenas de voos provenientes de França e de outros países europeus foram cancelados nesta segunda-feira, dia 21, de acordo com o site da ANA Aeroportos de Portugal. Não é possível, para já ter uma ideia concreta, apenas no final do dia, pois há companhias com aviões retidos em aeroportos franceses e outras que estão a reprogramar voos devido a tempos de viagem mais demorados do que previsto nos planos de voo, quando em condições normais.

A greve, que foi lançada pelo UNSA (terceiro sindicato dos controladores do tráfego aéreo), tem como objetivo protestar a decisão de “acelerar” a baixa de efetivos em 2016, quando “todas as previsões de tráfego indicam perspetivas de crescimento significativas”.

O sindicato lamenta ainda a “falta de investimento”, levando a “falhas cada vez mais frequentes, com implicações diretas na cadeia de segurança”.

A TAP, como outras companhias europeias como são os casos das companhias de baixo custo Ryanair, EasyJet e Transavia, cancelaram diversos voos para e de países limítrofes da França – casos da Alemanha, Suíça e Bélgica, por exemplo – devido à greve nas zonas do espaço aéreo francês que os seus aviões deveriam atravessar.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...