Grupo chinês HNA compra parte da Odebrecht no RIOgaleão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O conglomerado económico internacional HNA, de matriz chinesa, adquiriu a participação da empresa brasileira Odebrecht Transport na empresa RIOgaleão, concessionário do Aeroporto Internacional António Carlos Jobim, na cidade do Rio de Janeiro, o segundo mais movimentado do Brasil.

Segundo refere o jornal ‘O Estado de São Paulo’, a HNA Infrastruture vai pagar 60 milhões de reais por 31% da empresa e assumir a dívida, outorga da concessão e um compromisso de investimento de 620 milhões de dólares norte-americanos.

A estrutura acionista da RIOgaleão passa a ser constituída pela Infraero, empresa pública concessionária ainda da maioria dos aeroportos comerciais do Brasil, com 49%; pela Changi Airports, de Singapura, com 20%; e pela HNA Infrastruture, com 31%.

‘O Estado de São Paulo’ escreve que desde o ano passado, que a concessionária do Aeroporto do Rio de Janeiro vinha buscando uma alternativa para resolver seus problemas financeiros. Com a queda na demanda, decorrente da recessão que assola o Brasil, as receitas do grupo ficaram aquém do esperado, dificultando o depósito das outorgas (prestações financeiras devidas pela concessão) nos prazos acordados.

No leilão de concessão, em 2013, a concessionária aceitou pagar 19 bilhões (mil milhões) de reais em 25 parcelas anuais durante a vigência do contrato. Com o envolvimento da Odebrecht na Operação Lava Jato, o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) não liberou o empréstimo de longo prazo para dar continuidade aos investimentos no aeroporto.

O conglomerado HNA, normalmente designado por Grupo HNA, com interesses em diversos sectores da economia mundial, é dono da Hainan Airlines que, por sua vez, é acionista da AZUl – Linhas Aéreas Brasileiras e da TAP Portugal, nesta com entrada de forma indireta através da companhia brasileira, aquando da recente privatização da empresa lusitana.

 
Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Ryanair anuncia rota sazonal entre Cracóvia (Polónia) e o Algarve, a partir do dia 1 de abril

A Ryanair anunciou o reforço das suas operações nos...

TAP apresenta novo stand na BTL, reforça rede de longo curso e renova parcerias

 A TAP Air Portugal estreou este ano um novo...

TAP reforça operação para Brasil e América do Norte – Total de 193 voos semanais

A TAP Air Portugal anunciou nesta quinta-feira, dia 29...

Lucro líquido do grupo Air France-KLM atinge 934 milhões de euros em 2023

O grupo Air France-KLM anunciou nesta quinta-feira, dia 29...