Grupo LATAM sai do processo de reorganização com sólida posição financeira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo LATAM, grupo de companhias aéreas líder na América Latina, anunciou nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, que concluiu com sucesso o seu processo de reorganização nos Estados Unidos da América, iniciado de forma voluntária em maio de 2020 para reduzir a sua dívida, acessar a novas fontes de financiamento e transformar o seu negócio face à crise suscitada pela pandemia. Tendo mantido a sua posição de liderança e obtido significativa redução de custos, a LATAM emerge da reorganização como um grupo mais eficiente, com frota moderna, a mais ampla malha aérea da América do Sul e o maior programa de fidelidade do continente.

Com uma liquidez de mais de 2,2 bilhões (mil milhões na Europa) de dólares, uma dívida aproximadamente 3,6 bilhões menor no seu balanço patrimonial (redução de 35% em relação ao período anterior ao processo) e o apoio dos principais atuais e novos acionistas, a LATAM está preparada para reafirmar a sua liderança na América Latina e se posiciona de forma sustentável no longo prazo.

“Hoje é um marco importante para a LATAM. Estamos satisfeitos por concluir uma transformação significativa e sair do nosso processo de reorganização com uma posição financeira fortalecida e um compromisso renovado com a excelência operacional. Como grupo, com um dinâmico time de 30.000 funcionários e uma malha aérea incomparável, esperamos continuar oferecendo aos passageiros a melhor alternativa para viagens na América do Sul e atendendo as necessidades dos diversos países onde operamos”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines, citado num comunicado de imprensa divulgado em Santiago do Chile.

 

A LATAM é o grupo de companhias aéreas líder na América Latina, com operação de afiliadas em cinco mercados domésticos da região (Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru), além de operações internacionais na América Latina, Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceânia e, em breve, África. A LATAM Airlines Brasil retomará em meados do próximo ano a rota entre São Paulo/Guarulhos e a cidade de Joanesburgo, na República da África do Sul.

O Grupo LATAM alcançou uma malha aérea de 144 destinos em 22 países em outubro e prevê recuperar mais de 85% da sua capacidade global até o fim de 2022 na comparação com 2019. Entre 2021 e 2022, o grupo adicionou 10 novos destinos no Brasil e planeia operar 36 novas rotas até 2023.

A LATAM Cargo e as afiliadas de carga estão a desenvolver um plano de expansão que permitirá aumentar as suas respetivas frotas de 11 aeronaves Boeing 767-300F em 2019 para um total de 20 aeronaves Boeing 767-300F em 2024, melhorando as opções de transporte para seus clientes.

Recentemente, o Grupo LATAM implementou uma Joint Venture com a Delta Air Lines que permite que os passageiros acessem a mais de 300 destinos entre os Estados Unidos e o Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). O acordo permitirá que as companhias aéreas aumentem o seu nível de cooperação nos mercados mencionados, para que se tenha um número maior de rotas, mais e melhores conexões e fortalecimento dos benefícios dos programas de passagem frequente.

A LATAM firmou acordos com a Airbus para adquirir até 2029 um total de 87 aeronaves da família A320neo, que são 20% mais eficientes em consumo de combustível. O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319.

Com 39 milhões de membros, o LATAM Pass é o maior programa de fidelidade da América do Sul e o sétimo maior do mundo.

O histórico do grupo LATAM, a sua liderança na América Latina e o seu robusto plano de negócios permitiram concluir a sua reorganização com o apoio de importantes novos acionistas, incluindo ‘Sixth Street’, ‘Strategic Value Partners’ e ‘Sculptor Capital Managemen’t, e dos acionistas estratégicos atuais: Delta, Qatar e a família Cueto.

Em 15 de novembro de 2022 será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para renovar o Conselho de Administração do ‘LATAM Airlines Group S. A.’

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...