A construtora brasileira de helicópteros Helibras, empresa do grupo Airbus, entregou recentemente os quatro primeiros AS550 A2 Fennec e AS350 L1 Esquilo da Aviação do Exército que passaram por um processo de reconstrução e modernização na fábrica da empresa, em Itajubá, no Estado de Minas Gerais. As aeronaves fazem parte do contrato de modernização dos 36 Fennec e Esquilos daquela força militar. Três delas devem ser reconstruídas e modernizadas e outras 33 serão somente modernizadas.
As aeronaves receberam a Certificação Militar pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (DCTA/IFI) para o pacote de modernização desenvolvido pelo Centro de Engenharia da Helibras que foi aplicado nas aeronaves.
Os helicópteros possuem novo ‘glass cockpit’, piloto automático de dois eixos, novos sistemas de comunicação e navegação, sistema de ‘back up’ digital, compatibilização da iluminação interna e externa com óculos de visão noturna, bancos com absorção de energia e ajuste em altura, proteção balística, novos braços, suporte para armamento e degraus alongados.
Entre os novos itens incorporados, alguns foram produzidos no Brasil ou oferecem suporte técnico local para o operador. “Trabalhamos junto com o Exército para buscar fornecedores brasileiros capazes de propor tecnologia de última geração para os sistemas implantados e também que ofereçam apoio e manutenção com a mesma expertise e qualidade de seus países de origem”, diz Wilmer Filho, responsável pelo Programa Fennec.