Oito pessoas morreram na Indonésia na queda de um helicóptero que participava numa operação de evacuação provocada pela erupção de um vulcão na ilha de Java, informaram nesta segunda-feira, dia 3 de julho, fontes oficiais em Jacarta.
O acidente aconteceu quando o aparelho caiu no monte Butak enquanto se aproximava de Dieng, popular região turística onde se encontram vários vulcões, incluindo o Sileri que entrou em erupção no domingo.
“Oito pessoas morreram”, confirmou um porta-voz da agência nacional de Prevenção de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
Sutopo disse que os mortos são quatro oficiais da Marinha e quatro pessoas das equipas de resgate que viajavam no helicóptero envolvido no acidente, cujas causas não foram determinadas pelas autoridades.
O vulcão Sileri, o mais ativo de uma dezena de crateras na região, começou a expulsar lava fria no domingo pela manhã em uma erupção que surpreendeu 17 visitantes e feriu dez deles, que tiveram que ser retirados às pressas do local.
O helicóptero acidentado era um Eurocopter AS 365 Dauphin, matrícula HR-3602, e pertencia ao serviço de busca e resgate, um organismo dependente do Ministério da Defesa.