Helicópteros Kamov de combate a fogos autorizados a voar em Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Três helicópteros pesados Kamov, de fabrico russo, trazidos para Portugal pela empresa HeliPortugual para integrarem o dispositivo de combate aos incêndios vão poder voltar a operar. Há mais de um ano no chão para manutenção, as aeronaves tiveram esta segunda-feira, dia 22 de julho, autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para reiniciarem os voos, noticia o jornal ‘Expresso’ na sua edição digital.

A ‘luz verde’ acontece um dia depois de terem sido feitas criticas ao atraso na reintegração dos helicópteros entre os meios aéreos disponíveis para o combate às chamas. No domingo, o deputado do Partido Social Democrata (PSD), Duarte Marques afirmou que os três helicópteros pesados estavam parados num heliporto no norte do país. Na sua opinião, a utilização dos aparelhos, “jóias da coroa”, no combate aos incêndios no distrito de Castelo Branco teria permitido um desfecho diferente.

Ao ‘Expresso’, a autoridade aeronáutica explica apenas que os aparelhos foram libertos nesta segunda-feira “porque só hoje foram remetidos os documentos que estavam em falta”.

Estes três helicópteros deviam estar operacionais no dia 1 de julho, distribuídos pelos centros de meios aéreos de Macedo de Cavaleiros, Loulé e Ferreira do Zêzere.

 

  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 16h50 UTC
  • Na imagem de abertura vemos um helicóptero semelhante aos três que serão acrescentados nesta semana ao dispositivo de combate a fogos florestais, em Portugal, em actividade em Espanha.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

DAMAC Air – Nova companhia com sede no Dubai pretende abrir uma nova era nas viagens de luxo

O Grupo DAMAC Properties, conhecido no Médio Oriente pela...

COMAC uniformiza designações dos seus aviões – ARJ21 muda de nome para C909

A fábrica chinesa de aviões COMAC decidiu mudar a...

ATR interrompe desenvolvimento da variante ATR 42-600S para aterrar em pistas curtas

A fábrica europeia de aviões regionais ATR decidiu concentrar...