Helicópteros Kamov de combate a fogos autorizados a voar em Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Três helicópteros pesados Kamov, de fabrico russo, trazidos para Portugal pela empresa HeliPortugual para integrarem o dispositivo de combate aos incêndios vão poder voltar a operar. Há mais de um ano no chão para manutenção, as aeronaves tiveram esta segunda-feira, dia 22 de julho, autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para reiniciarem os voos, noticia o jornal ‘Expresso’ na sua edição digital.

A ‘luz verde’ acontece um dia depois de terem sido feitas criticas ao atraso na reintegração dos helicópteros entre os meios aéreos disponíveis para o combate às chamas. No domingo, o deputado do Partido Social Democrata (PSD), Duarte Marques afirmou que os três helicópteros pesados estavam parados num heliporto no norte do país. Na sua opinião, a utilização dos aparelhos, “jóias da coroa”, no combate aos incêndios no distrito de Castelo Branco teria permitido um desfecho diferente.

Ao ‘Expresso’, a autoridade aeronáutica explica apenas que os aparelhos foram libertos nesta segunda-feira “porque só hoje foram remetidos os documentos que estavam em falta”.

Estes três helicópteros deviam estar operacionais no dia 1 de julho, distribuídos pelos centros de meios aéreos de Macedo de Cavaleiros, Loulé e Ferreira do Zêzere.

 

  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 16h50 UTC
  • Na imagem de abertura vemos um helicóptero semelhante aos três que serão acrescentados nesta semana ao dispositivo de combate a fogos florestais, em Portugal, em actividade em Espanha.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...