Hi Fly vai realizar voos da PIA para a Europa até final do ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa Hi Fly vai operar nos próximos meses e, possivelmente até final deste ano, diversos voos regulares da Pakistan International Airlines (PIA), entre aeroportos do Paquistão e da Europa, nomeadamente do Reino Unido. O anúncio deverá ser feito na primeira semana de agosto e os voos terão início no dia 14, data que a companhia já anunciou para o recomeço no seu sítio na Internet.

A imprensa paquistanesa dá nesta sexta-feira como certa a contratação de aviões Airbus A330 à companhia portuguesa, que farão os voos para os aeroportos de Londres/Heathrow, Birmingham e Manchester.

A PIA está proibida de voar para aeroportos europeus e dos Estados Unidos da América, depois do escândalo dos pilotos que não possuíam as habilitações necessárias e regulamentares para acederem à profissão.

Ainda antes da proibição por parte da EASA, autoridade de segurança aérea europeia, em 30 de junho, a companhia foi forçada a encerrar os voos para o Reino Unido depois que o ministro da Aviação do Paquistão, Ghulam Sarwar Khan, revelou que quase um terço de todos os pilotos no país trabalhavam com licenças falsas e não estavam qualificado para voar em aviões comerciais de transporte de passageiros. A própria PIA suspendeu 150 de seus pilotos.

O voo teste da Hi Fly para a PIA aconteceu com o A330-900neo, matrícula CS-TKY, numa ligação para repatriamento de cidadãos paquistaneses de Paris para Islamabad, na quarta-feira , dia 22 de abril, em que transportou cerca de 250 passageiros. No regresso, no dia seguinte, voltou a embarcar igual número de cidadãos europeus que estavam retidos no Paquistão.

A dimensão da operação que está em perspectiva, eventualmente já acordada entre a PIA e a Hi Fly, é ainda desconhecida e poderá exigir a integração de mais aviões da companhia portuguesa incluindo o Airbus A380, cuja cabina de passageiros tinha sido reconfigurada para transporte de carga há poucas semanas. Mas, se o contrato justificar e já que o transporte de carga com esse avião está praticamente parado, o conhecido ‘Super Jumbo’, matrícula 9H-MIP, que ostenta a pintura da Fundação Mirpuri em defesa dos recifes de coral ‘Not Too Late Fot Corral Reefs’, voltará certamente a voar com as poltronas nos seus lugares.

Um pouco de expectativa já que nestas ocasiões o segredo é a alma do negócio, que poderá ser muito interessante para o Grupo Hi Fly e, eventualmente, para outras companhia europeias que se dedicam ao leasing de aeronaves de passageiros ou operações de wet lease para voos de longo curso. Para já em Islamabad, só entrou o pedido de autorização para a Hi Fly, que está concedido.

Entretanto, a PIA anunciou a negociação de um acordo de code-share bastante amplo com a Turkish Airlines para transporte de passageiros de cidades europeias, nomeadamente da Alemanha, França, Países Baixos e Suíça, para o Paquistão, com escala no hub da companhia turca, o Aeroporto de Istambul Grand.

Estima-se que o movimento de passageiros em voos comerciais gerado pelos paquistaneses que vivem e negoceiam com a Europa é superior a 300 mil no espaço temporal que decorre até final do corrente ano. A PIA apressou-se a resolver o problema das ligações aéreas logo que, nesta semana, a British Airways anunciou que irá retomar os voos entre Londres e Islamabad no próximo dia 14 de agosto, com três frequências semanais.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...