HNA já detém 20,92% do Grupo Dufry (lojas francas de aeroportos)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O conglomerado económico chinês HNA concluiu a aquisição de 16,2% do grupo Dufry, elevando para 20,92% a sua participação naquele grupo com sede em Basileia (Suíça) e que opera mais de 2.200 lojas duty-free e duty-paid em aeroportos, portos, navios de cruzeiro, estações de caminhos-de-ferro e zonas turísticas, informou o grupo suíço nesta segunda-feira, dia 21 de agosto. O negócio já tinha sido anunciado em abril deste ano por ambas as partes.

Este negócio foi efectuado com as empresas GIC e Temasek, tendo a imprensa especializada informada que o grupo HNA já investiu mais de mil milhões de dólares no grupo Dufry, tendo em conta a sua capitalização bolsista.

O grupo HNA é um conglomerado com sede na ilha de Hainão, na China, que opera nos sectores de aviação, indústria, turismo, logística e financeiro e que se tornou acionista da companhia Azul – Linhas Aéreas Brasileiras ao ter pago 1,7 mil milhões de reais por uma participação de 23,7%.

Ao abrigo deste negócio, o grupo chinês passou a ter uma participação indireta na TAP Portugal, tendo em Maio de 2016 anunciado a compra de 25% da emissão de obrigações convertíveis da companhia pela soma de 30 milhões de euros.

Este último negócio, que foi feito através da Azul (companhia que integra o consórcio Atlantic Gateway, acionista da TAP), permitiu ao grupo chinês aumentar para 23% os interesses económicos que controla na TAP e passar a ter um lugar no conselho de administração.

A companhia aérea Beijing Capital Airlines, do grupo HNA, estabeleceu recentemente uma ligação entre a China e Portugal, concretamente entre Hangzhou e Lisboa, com uma escala em Pequim, com uma frequência inicial de três voos por semana.

Em Julho, o grupo concluiu a compra por 19 milhões de dólares da participação do grupo brasileiro Odebrecht no consórcio RioGaleão que gere o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

 

Forte presença na América Latina

O grupo Dufry tem uma forte presença nos aeroportos da América Latina, nomeadamente no Brasil, onde é visível a sua força nos aeroportos do Rio/Galeão e de São Paulo/Guarulhos, os dois principais do país.

No total o grupo emprega cerca de 31.000 colaboradores e está presente em 63 países em cinco continentes.

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...