A Honda Aircraft Company recebeu nesta segunda-feira, dia 23 de maio, a certificação EASA (Agência Europeia de Segurança Aérea) para o seu HondaJet HA-420, numa cerimónia que decorreu no Aeroporto de Genebra, na Suíça, na véspera da abertura do EBACE 2016 (European Business Aviation Convention and Exhibition), uma das mais importantes feiras de aviação executiva, que decorre de 24 a 28 de maio.
As vendas do HondaJet podem assim iniciar-se na Europa, seguindo “o grande interesse manifestado por diversas companhias de aviação executiva e de privados, ansiosos por experimentar o mais moderno e avançado jato deste segmento de transporte aéreo”, afirma a fábrica num comunicado distribuído em Genebra durante uma conferencia de imprensa.
O HondaJet já recebeu a certificação da FAA, organismo regulador da aviação civil dos Estados Unidos da América, em dezembro de 2015, e já foram entregues alguns aparelhos a clientes nos EUA, México e Europa.
A Honda Aircraft Company assinou parcerias na Europa com três importantes empresas de vendas e de assistência técnica de aviões executivos, com grande reputação neste segmento de negócio: Marshall Aviation Services (Europa do Norte); Rheinland Air Service (Europa Central); e TAG Aviation SA (Europa do Sul).
O novo avião que pode atingir uma velocidade de 422 nós numa altitude máxima de 43.000 pés está certificado para voar com um único piloto e tem lotação para até seis passageiros. Tem uma autonomia de voo de 1.223 milhas náuticas e tem um preço de catálogo de 4,85 milhões de dólares norte-americanos.
O HondaJet, embora apareça como uma criação da famosa marca japonesa Honda, muito conhecida no fabrico de automóveis e outros veículos motorizados, é um projeto da Honda Aircraft Company, fundada em 2006, subsidiária da ‘American Honda Motor Co., Inc.’, que tem instalações fabris no Estado da Carolina do Norte, EUA. É desta linha de montagem que saem os novos HondaJet HA-420, que, nesta semana, estão em exposição em Genebra, no EBACE 2016.