Bem-vindo, !|Sair

Hub da Air France-KLM em Fortaleza potencia voo para Jericoacoara

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, companhia parceira do Grupo Air France-KLM está a estudar a criação de um novo voo regular entre os aeroportos de Fortaleza e de Cruz, no Estado do Ceará, que distam entre si 300 quilómetros. O Aeroporto de Cruz, inaugurado a 24 de junho deste ano, serve Jericoacoara, situada a cerca de 48 quilómetros, e que é considerada umas das mais afamadas praias do Nordeste Brasileiro.

O aeroporto, que tem uma pista de 2.200 metros de extensão e que pode receber até 600 mil passageiros por ano, teve de ser construído no município de Cruz, já que Jijoca de Jericoacoara é um município com diversas limitações ambientais, dado ser reserva natural.

Paulo Kakinoff, presidente executivo da GOL disse nesta sgunda-feira, dia 30 de outubro, em Fortaleza, que a companhia já está a diligenciar a criação da nova rota e que dentro de alguns meses saber-se-á sobre a sua rentabilidade e eficácia, e qual o tipo de avião aconselhado e o número de frequências semanais sugeridas.

A criação do voo insere-se na reestruturação da malha aérea quanto ao hub de Fortaleza, onde o Grupo Air France-KLM e a sua parceira brasileira irão centralizar as suas operações entre a Europa e o Nordeste Brasileiro. Uma parceria que poderá alargar-se até à América do Norte, com a Delta Air Lines, e à América do Sul, com novos voos da GOL para outros países desta área geográfica.

As declarações de Kakinoff foram proferidas durante a cerimónia de apresentação oficial do novo hub da Air France-KLM, na residência oficial do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, onde foi anunciado que o grupo aéreo franco-holandês terá cinco voos semanais da Europa (três de Amsterdão com a KLM e dois com a ‘Joon’, subsidiaria da Air France) para Fortaleza. Passageiros que não se destinam apenas ao Ceará, já que a intenção é que o Aeroporto Internacional Pinto Martins sirva de entreposto distribuindo os viajantes para outras cidades do nordeste e do norte do Brasil.

Assim, a GOL já anunciou o reforço de voos de ligação em Fortaleza para Recife, Salvador, Belém e Manaus, e está a tratar de aumentar as ligações de Fortaleza para São Paulo/Congonhas e para São Luiz do Maranhão.

A nova centralidade aérea de Fortaleza poderá levar no próximo ano para o Ceará mais cerca de um milhão e meio de turistas, nacionais e estrangeiros, que significa metade do número que hoje apontam as estatísticas anuais do estado nordestino.

O voo direto de Fortaleza para Jericoacoara será o que se pode designar pelo desdobramento do projeto do hub que será criado pelas companhias Air France-KLM e GOL no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

“É parte importante do projeto. A gente sabe que Jeri tem apelo turístico muito forte e o europeu tem muita afinidade e vontade de conhecer. E isso (voo para Jericoacoara) é o desdobramento da operação deles (Air France-KLM/Gol) aqui”, disse aos jornalistas César Ribeiro, secretário do Desenvolvimento Económico do Estado do Ceará, à margem da cerimónia realizada em Fortaleza.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica