A companhia espanhola Iberia lançou nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, uma nova rota entre os aeroportos de Madrid Barajas, na capital espanhola, e de para Doha, no Qatar. “Trata-se de um marco na conectividade global” da companhia aérea espanhola, que hoje integra o grupo IAG, também dono da British Airways e da irlandesa Aer Lingus, entre outras companhias.
O voo, IB6701, partiu do Aeroporto de Madrid Barajas às 08h30 dessa manhã com 270 passageiros a bordo e aterrou no hub da Qatar Airways, Aeroporto Internacional de Hamad, pelas 17h35.
Com o início dos voos diários diretos entre Madrid e Doha, a Iberia expande significativamente o maior negócio conjunto do mundo, juntamente com a Qatar Airways e a British Airways. Com Madrid, Londres e Doha, os três parceiros estratégicos oferecem conectividade incomparável entre a Espanha e mais de 200 destinos na Ásia, Australásia, Oriente Médio e África, com as transferências mais eficientes nos seus hubs.
Essa nova rota resulta de um acordo entre o Turismo de Madrid, através da Feira Internacional de Madrid (IFEMA) e a Iberia. A nova conexão permite 49 novas ligações fáceis e rápidas para a Ásia, 17 para a África, 18 para o Oriente Médio e seis para a Oceânia, com uma escala em Doha. Estima-se que essa nova rota gere um impacto económico para a região de Madrid de 55 milhões de euros no primeiro ano de serviço.
Esta expansão da rede também é fundamental para ampliar o hub da Iberia em Madrid como o principal ponto de entrada para a Europa para viajantes provenientes da Ásia, Australásia, Oriente Médio e África.
“O voo diário entre Madrid e Doha não é apenas o lançamento de uma nova rota, o que é sempre emocionante. Vai além. Conectamos a Ásia, o Oriente Médio e a África com a Espanha e a Europa, oferecendo várias opções para aumentar e diversificar a conectividade espanhola com essas regiões, tanto para lazer quanto para negócios”, disse Fernando Candela, CEO da Iberia.
Os voos diários da nova rota da Iberia entre Madrid-Doha-Madrid são realizados com aviões Airbus A330-200, com capacidade para 288 passageiros, em duas classes de serviço: Executiva e Económica.
Dada a parceria com a Qatar Airways, os viajantes que habitualmente utilizam a Iberia poderão combinar as suas viagens com as duas ligações diárias da companhia aérea do Qatar para a capital espanhola.
Segundo o comunicado distribuído pela companhia espanhola, a Iberia destaca, em relação a Portugal, a ligação entre Doha e Maputo, em Moçambique, a preços convidativos, se bem que os passageiros tenham de fazer duas ligações na viagem até à capital moçambicana: Madrid e Doha.