A companhia aérea espanhola Iberia, que integra o Grupo IAG (também acionista principal das companhias British, Vueling e Aer Lingus, entre outras) está a reorganizar a sua estrutura para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19 e preparar a recuperação gradual da procura, tendo reduzido número de direções da sua comissão diretiva.
A reorganização é anunciada após a entrada do novo presidente executivo, Javier Sánchez-Prieto, que foi anunciada no passado dia 9 de setembro (na imagem de abertura), e tem como facto mais saliente a junção de quatro direções em duas, passando a funcionar com oito, “uma contenção de custos necessária para superar os efeitos da crise nos negócios”, diz a companhia espanhola em comunicado.
A Direção Comercial, que era ocupada por Marco Sansavini, novo presidente executivo da Vueling, e a Direcção de Rede e Alianças, será dirigida pela mesma pessoa, María Jesús López Solás, que era até agora diretora da área de Cliente e que anteriormente liderou a área de Rede e Alianças.
A mesma lógica será aplicada às direções de Transformação, Sistemas e Cliente, que serão agrupadas sob a liderança de Gabriel Perdiguero, até agora diretor de Transformação e Sistemas. Gabriel Perdiguero exerceu anteriormente o cargo de diretor de Clientes.
Enquanto analisa o futuro projeto de desenvolvimento do negócio de Manutenção, a Iberia diz que “o projeto continua com a nomeação de Andy Best como novo diretor, em substituição de André Wall, que recentemente deixou a empresa para integrar em um novo projeto”.
A companhia criou ainda uma Direção de Pessoal, que reúne Relações Laborais, Desenvolvimento de Pessoal e Gestão de Talentos, para a qual fez a única contratação externa, Agustín González Hermosilla, que era diretor de Relações Laborais da ‘Ferrovial Corporación’ e de Recursos Humanos da ‘Ferrovial Servicios España’.
A restante equipa é formada pelas pessoas e funções atuais: José Antonio Barrionuevo como diretor de Estratégia e Finanças; Juan Cierco como diretor Corporativo; Rafa Jiménez Hoyos, diretor de Produção; e Ángel Marcos como diretor de Serviços Aeroportuários.
Citado em comunicado, Javier Sánchez-Prieto, afirmou que “a nova equipa de gestão tem a experiência, a solvência técnica e a determinação de que necessitamos neste momento para ultrapassar os desafios que enfrentamos e continuar a avançar na recuperação da procura”.