IFA Aviation Training Center apresenta o novo C172 Continental Diesel

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A escola portuguesa de aviação ‘IFA Aviation Training Center’ apresentou nesta semana o primeiro de cinco aviões Cessna 172 Continental Diesel que estão a ser convertidos a nível de tecnologia de motor e aviónicos e que serão utilizados pelos instrutores e alunos da escola.

José Madeira, CEO do Grupo IFA, falou ao ‘Newsavia’ sobre as razões, as vantagens e a estratégia da escola para a sua frota:

“É um avião fabricado pela Cessna modelo 172 de quatro lugares com o mais moderno conjunto de aviónicos e motor existente no mercado. A propulsão é a mais moderna existente no mundo. O motor é fabricado pela Continental e o combustível utilizado é o JetFuel ou diesel que tem propriedades muito semelhantes. Os aviónicos são um conjunto ‘Garmin glass cockpit’ também do mais moderno existente nos dias de hoje que inclui ‘Auto Pilot Digital’.

 

“Pela parte da motorização pelo facto de ser um motor Continental tem vantagens significativas para a instrução avançada. O motor é full fadec com controlo automático de passo da hélice e com indicação de potência em valores percentuais. Com apenas uma manete de potência diminui substancialmente o work load do piloto em ambiente de treino de voo por instrumentos ficando neste capítulo idêntico a um avião a jato ou turboélice.

No que se refere à instrumentação, o avião está equipado e certificado para o voo IFR com glass cockpit. Tem um piloto automático digital capaz de manter razão de subida e descida, velocidade constante e seleções de altitude para além de permitir todo o tipo de aproximações de forma totalmente automática. Para além disso tem a funcionalidade única de recuperar a aeronave de atitudes indesejadas pelo piloto, se este, por alguma razão, estiver em desorientação espacial. Neste caso ao piloto bastará carregar num botão do piloto automático e este sozinho encarrega-se de recolocar o avião com as asas direitas e em nível de voo. Uma funcionalidade que pensamos ser de grande valor acrescentado para a segurança de voo.

O avião está também equipado com uma plataforma de navegação Garmin certificada para aproximações LPV e RNAV. Todos estes sistemas são certificados o que significa que estamos perante um avião certificado na categoria CS-23 com glass cockpit e sistema fadec capaz de voar com plano de voo IFR ao contrário de voo por instrumentos simulado em aviões não certificados para este tipo de voo.

 

A aposta nesta plataforma para a instrução de voo por instrumentos é para continuar. Estão a ser convertidos mais quatro aviões semelhantes a este, sendo que o segundo aparelho deverá chegar já em agosto. Acreditamos muito na plataforma Cessna 172 para este tipo de instrução, acreditamos na motorização e nas suas vantagens até do ponto de vista ambiental e muito também nas soluções de instrumentação. Uma vez que o IFA se tornou representante da Avidyne é natural que as soluções de navegação e comunicações incluindo transponder passem a ser desta marca mantendo o sistema Garmin para Auto Pilot e PFD/MFD.

 

O IFA tem uma gama muito alargada de cursos. O IFA é a única escola em Portugal com cursos para piloto em Airbus A320, Boeing 737, Boeing 757, Boeing 767, Boeing 777 (triple seven) e ATR 42/72, as chamadas qualificações tipo. Para além destes tem também na sua oferta o curso de Piloto de Linha Aérea, Piloto Privado de Aviões e Assistente de Bordo e Técnico de Manutenção de Aeronaves. Todos estes cursos estão devidamente certificados pela ANAC a Autoridade Nacional da Aviação Civil.

O IFA Aviation Training Center está ainda presente em Tires, no Aeródromo Municipal de Cascais, e em Viseu, no Aeródromo Gonçalves Lobato.

 

Todos os contactos e pedidos de informação deverão ser feitos através do email [email protected] ou dos telefones 219 246 380 (Cascais) ou 232 244 286 (Viseu).

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...