ILS desativado em Confins – 20 voos cancelados no domingo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, voltou a operar sem um importante equipamento capaz de ajudar a evitar os atrasos em pousos e decolagens no terminal, noticia neste domingo o jornal ‘Estado de Minas’ na sua edição online. Segundo pilotos consultados pela reportagem do jornal mineiro, o sistema só deve voltar a operar em Março do próximo ano. Por sua vez, a concessionária responsável pelo aeroporto diz que a reinstalação já está em andamento.

O clima tem sido chuvoso na Grande Belo Horizonte desde a sexta-feira. Neste domingo, o voo número 442 que saiu do Panamá precisou ser desviado para o Galeão, no Rio de Janeiro, devido ao mau tempo. Conforme o último boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgado às 20h00 deste domingo, dia 14 de Dezemebro, dos 113 voos programados, 42 atrasaram e 20 foram cancelados.

O fato do sistema de ILS estar inoperacional está a provocar uam situação de caos no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, referem alguns passageiros que passaram neste fim-de-semana por aquela estrutura. O aparelho desativado dá a orientação precisa ao piloto durante o pouso quando as condições do clima prejudicam a visibilidade, como em situações de névoa, chuva, neve, entre outros. Em algumas dessas situações, os pilotos são obrigados a se deslocar para os aeroportos mais próximos, o que muda o planeamento das viagens. O terminal conta com apenas um equipamento, instalado em uma de suas cabeceiras, precisa o ‘Estado de Minas’.

Pelo menos seis pilotos relataram à reportagem do jornal mineiro o desligamento do ILS. Eles disseram ainda ter recebido uma notificação informando que o aparelho deve ficar desligado de 8 de Dezembro até 4 de Março de 2015.

A BH Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto de Confins confirmou o que reportou o ‘Estado de Minas’. É o seguinte o texto da nota divulgada hoje à imprensa:

«O aeroporto alternou momentos de baixa visibilidade neste domingo, especialmente no período da manhã,  que impactou algumas operações, ajustadas durante o dia pelas companhias aéreas.

O ILS (Instrument Landing System) – sistema de pouso por instrumento – é um dos equipamentos de auxílio à aeronavegação. Ele é utilizado em situações de baixa visibilidade. Outros equipamentos que compõem o sistema estão ativos e garantem a segurança de pousos e decolagens.

O ILS está desativado devido a obras de ampliação da pista de pousos e decolagens, conforme programação feita junto às companhias aéreas e à comunidade aeronáutica via NOTAM (Notice to Airmen).

As obras, sob controle da Infraero, exigiram a realocação do aparelho.  Os trabalhos de reinstalação já tiveram início e estão a cargo também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A BH Airport acompanha os trabalhos junto à Infraero para que o ILS retorne a operar o mais rapidamente possível.»

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...