Imagens impressionantes de queda de ATR em Taiwan

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

*Notícia actualizada às 18h25 UTC


Um ATR 72-600 da companhia TransAsia despenhou-se nesta manhã de quarta-feira, dia 4 de Fevereiro, no Rio Keelung, momentos depois de ter descolado do Aeroporto de Taipei Sung Shan, em Taiwan/Formosa.

O avião, com 58 ocupantes a bordo (53 passageiros e 5 tripulantes), fazia o voo GE235 para a cidade de Kinmen/Shang-Yi, na costa sudoeste da China. A maioria dos passageiros era constituída por turistas chineses do continente que regressavam a casa.

 

31 mortos, 12 desaparecidos e 15 sobreviventes

O balanço do acidente, feito pelas autoridades locais pelas 01h00 locais de quinta-feira, dia 5 de Fevereiro (17h00 UTC de quarta-feira, dia 4) era de 31 mortos, 12 desaparecidos e 15 sobreviventes, que estão a ser assistidos em oito hospitais da cidade de Taipé, capital da República da China/Taiwan, também conhecida por Formosa.

O acidente verificou-se pelas 10h53 locais (02h53 UTC). O avião envolvido no desastre era novo (registo B-22816) e estava na companhia há cerca de dez meses, recebido diretamente da fábrica (s/n 1.141). Já foram recolhidas as duas ‘caixas negras’ do aparelho, referem as notícias das agências internacionais.

O aeroporto onde se deu o desastre é o segundo da cidade de Taipé, que nos últimos anos tem ganho nova notoriedade com o incremento dos voos regionais para a China Continental e para o Japão, além de outros países próximos. Contudo a sua utilização continua a ser muito polémica, já que à sua volta erguem-se inúmeros edifícios altos de habitação, onde vivem milhares de residentes. O impacto de uma aeronave num desses prédios teria, naturalmente, consequências mais graves.

A tripulação de cockpit tinha grande experiência neste tipo de aeronave, anunciou a companhia. O comandante declarou emergência dois minutos após a descolagem e caiu a cerca de 5 quilómetros do aeroporto. Alguns observadores sustentam a ideia de que o desastre terá sido provocado por uma falha de motor. Contudo, nada é dado como garantido, e uma comissão técnica já está a trabalhar no terreno, recolhendo elementos para o respectivo inquérito.

A ATR, consórcio franco-italiano, integrado no grupo EADS, o mesmo da Airbus, fabricante da aeronave, divulgou um comunicado em que lamenta o acontecimento e diz estar de posse de diversos e importantes elementos sobre este acidente e que em ocasião própria revelará uma posição oficial sobre o desastre.

As equipas de socorro e resgate têm trabalhado arduamente para recuperar os destroços e procurar os desaparecidos. A seção da cauda do avião foi retirada do leito do rio às 19h10 locais (11h10 UTC).

Fuselagem a ser recolhida_2

 

Desastre TransAsia_Taipe 600pxi

 

Em seguida apresentamos o link de um vídeo feito na hora do acidente, vendo-se na parte final o avião em queda e um outro link de uma estação de televisão de Taiwan que está em directo no local do acidente.

 

 

 

 

Estado em que ficou o táxi atingido por uma asa do ATR 72-600 da TransAsia.

Imagem do TAxi que foi albaroado

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...