Inaugurados novos terminais em aeroportos do Norte do Brasil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O ministro da Aviação do Brasil, Guilherme Ramalho, presidiu à inauguração de dois terminais de passageiros em aeroportos da Região Norte do País. Na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, esteve na solenidade de descerramento da placa inaugural no Aeroporto de Tabatinga (Estado Amazonas) e no sábado, dia 23, na cerimónia de entrega do novo Aeroporto de Santarém (Estado do Pará) à comunidade. Ao todo, foram investidos quase 30 milhões de reais na reforma e ampliação dos dois terminais, informa uma nota de imprensa distribuída pela Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República.

A nova infraestrutura do Aeroporto de Tabatinga será capaz de atender a 2,3 milhões de viajantes por ano. O investimento de 20,5 milhões de reais foi para a reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passou de 1.065 m² para 5.221 m², aumento dos balcões de check-in – de dois para oito – e do estacionamento de veículos.

Além do investimento em infraestrutura, o ministro da Aviação destacou que a Secretaria aplicou cerca de 30 milhões de reais na realização dos estudos técnicos para a licitação das obras dos 25 aeroportos regionais da Amazónia, que fazem parte do Programa de Aviação Regional. O programa é prioritário entre as políticas de desenvolvimento da aviação no País, um dos principais compromissos assumidos pela Secretaria de Aviação e a Presidência da República. “Esse é o primeiro terminal entregue dentro do programa de aviação regional, que é o exemplo que queremos levar para outros aeroportos brasileiros”, disse Guilherme Ramalho.

Para o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, presente na cerimónia, a inauguração faz parte do compromisso da Infraero com o País e a população. “Esse é um aeroporto moderno para atender a aviação civil, ligando Tabatinga a Manaus e demais cidades brasileiras”, afirmou Vale.

A cerimónia também contou com a presença do prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho Caldas, que considerou “um orgulho inaugurar esse terminal monumental na cidade”.

Aero Santarám Pará 900px

 

No caso de Santarém, no Estado do Pará, houve uma ampliação de mais de 40% na área do terminal, totalizando 2.226 m². Agora, o aeródromo terá capacidade para atender 1,83 milhão de passageiros por ano. O valor total investido foi de 9,23 milhões de reais. Entre as melhorias estão a ampliação de 16 para 20 balcões de check-in, novos sanitários, sistemas de refrigeração, melhoria da acessibilidade do aeroporto para pessoas com deficiência e ampliação do estacionamento para veículos de 89 para 249.

Para o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, a entrega do novo terminal impulsionará o desenvolvimento na região, estimulando o turismo e outros negócios. “Já investimos 20 milhões de reais na realização dos estudos e projetos dos 23 aeroportos regionais do Pará. Os técnicos da Secretaria estão visitando esses aeroportos; é uma etapa pouco visível, porém de extrema importância”, esclareceu o ministro.

Segundo o presidente da Infraero, a ampliação do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca é apenas o começo. Ele também reforçou o compromisso da empresa e do governo federal com a região amazónica. “No próximo mês estaremos em Tefé inaugurando um novo terminal”, garantiu.

O evento em Santarém contou, ainda, com a presença do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, e do prefeito de Santarém, Alexandre Von.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...