Incidente na Madeira com A320neo da SAS – Avião divergiu para Grã-Canária

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Airbus A320neo da SAS – Scandinavian Airlines, matrícula SE-ROE, abortou a aterragem no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo (FNC) depois de ter tocado no solo e sofrido o que se julga ter sido um compressor stall no motor nº1 (lado da asa esquerda), num momento em que se verificavam ventos cruzados naquela zona do aeroporto.

O aparelho realizava o voo regular SK2901 que saiu de Estocolmo, na Suécia, pelas 09h46 locais deste sábado, dia 6 de janeiro. Quando abordou a pista 23 do Aeroporto da Madeira (entrada pelo lado da cidade de Machico), o comandante confrontou-se com a situação de ventos cruzados, que, também, provocou outros atrasos na operação aeroportuária durante este sábado, na ilha portuguesa.

O que se passou está resumido no vídeo do grupo de spotters ‘Madeira Aviation’, que foi colocado na plataforma ‘You Tube’ e que seguir indicamos para reprodução.

O avião após o toque duro em terra sobre as rodas do lado direito, abortou rapidamente o procedimento, no mesmo momento em que se viram fumos anormais a saírem do motor do lado esquerdo, provocados, provavelmente, pelo compressor stall. O aborto de aterragem designa-se, em Portugal, em linguagem corrente de aviadores por ‘borrego’, enquanto no Português falado no Brasil se utiliza o termo ‘arremetida’.

Segundo referem as plataformas de rastreamento de aviões o Airbus A320neo da SAS ainda esteve em espera (hold) durante breves minutos, na eventual perspetiva de uma segunda oportunidade para tentar a aterragem na Madeira, mas o comandante terá desistido e decidiu rumar para o Aeroporto Internacional de Las Palmas, na ilha de Grã-Canária, Espanha, onde aterrou normalmente cerca de 90 minutos depois.

Fontes aeroportuárias em Las Palmas disseram que o avião estacionou desde a sua chegada na tarde deste sábado, e só deverá partir, após uma inspeção por técnicos habilitados que irão avaliar a operacionalidade do aparelho, nomeadamente do motor que, eventualmente, terá sofrido a avaria.

A SAS acomodou os passageiros num hotel da cidade espanhola. Neste domingo deverão ser transferidos para a ilha da Madeira.

Reproduzimos em seguida um post do comandante de linha aérea, aposentado, José Correia Guedes, inserida na rede social ‘X’ (ex-Twitter) sobre o incidente e no final o vídeo do grupo ‘Madeira Airport’ que fixa o momento.

O comandante Correia Guedes é escritor, conferencista e comentarista de canais portugueses de televisão sobre questões aeronáuticas, e tem grande conhecimento da operação no Aeroporto da Madeira, cujas condições particulares exigem habilitação especial aos pilotos comandantes para nele operarem. Pela regulamentação em vigor apenas os comandantes podem aterrar neste aeroporto para o que são sujeitos a um treino especial em simulador.

A imagem de abertura reproduz fragmento do vídeo da autoria do grupo de spotters ‘Madeira Airport’ (©) disponível no ‘You Tube’.

Atualização 18h00 UTC de domingo, dia 7 de janeiro de 2024:

Os cerca de 90 passageiros do voo SK2901 da SAS que deveriam ter desembarcado na ilha da Madeira no sábado, dia 6 de janeiro, chegaram ao Aeroporto Cristiano Ronaldo (FNC) na tarde deste domingo, dia 7, a bordo de outro avião A320neo da companhia escandinava (matrícula LN-RGN) que os transportou da ilha de Grã-Canária (Canárias, Espanha), onde tinham pernoitado.

Depois da indispensável demora o avião embarcou os passageiros que deveriam ter seguido viagem no sábado no voo SK2902 para Estocolmo/Arlanda (ARN), onde está previsto aterrar pelas 22h10 locais (21h10 UTC) deste domingo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...