O governo da Índia aprovou o texto de um acordo aéreo a assinar com Moçambique, “uma decisão que vai promover as ligações aéreas entre os dois países”, de acordo com o comunicado divulgado quarta-feira, dia 20 de julho, no final da reunião do Conselho de Ministros, noticia nesta quinta-feira o site de informações económicas ‘Macauhub’.
O comunicado, distribuído em Nova Deli, acrescenta que o texto final da proposta de acordo aéreo foi aprovado depois de consultas efectuadas junto dos ministérios das Finanças, Negócios Estrangeiros e da Lei e Justiça.
A Índia e Moçambique, que não dispõem de acordo aéreo, iniciaram em 2011 as negociações para a assinatura do documento, que estipula quais as companhias aéreas de cada um dos países que podem voar e abrir escritórios no outro.
O acordo aéreo estipula ainda as rotas e aeroportos que cada uma das companhias aprovadas pode utilizar, contendo ainda cláusulas relacionadas com segurança, oportunidades comerciais, entre outras.
Em Moçambique vive uma numerosa comunidade oriunda do subcontinente indiano, com grande influência no comércio e na economia nacional. Além do mais há diversos projetos de desenvolvimento em curso com investimentos de empresas e instituições da Índia.