INDRA é parceiro chave da aliança que implementará aterragens por satélite na Europa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Indra é um parceiro chave da aliança europeia GBAS que este ano começará a implementar sistemas de aterragem assistida por satélite de última geração em aeroportos de toda a Europa para aumentar a capacidade das pistas até 6% nos períodos de maior tráfego.

Esta tecnologia permite que as aeronaves realizem descidas mais pronunciadas, breves e precisas, o que poupa combustível e reduz o ruído e as emissões de CO2.

Os sistemas GBAS aumentam por outro lado a capacidade do aeroporto: tornam possível que as aeronaves sigam diferentes rotas de descida na sua aproximação às pistas para evitar as turbulências deixadas pelo avião precedente. Segundo a investigação levada a cabo pela iniciativa europeia SESAR, sustentadas por simulações da Eurocontrol, isto pode representar um aumento da capacidade dos aeroportos de entre 2% e 6%.

A aliança europeia GBAS representa o trabalho conjunto de aeroportos, companhias aéreas, fornecedores de serviços de navegação aérea e fabricantes para uma implementação coordenada e sincronizada de sistemas terrestres de amplificação (Ground Based Augmentation Systems, GBAS). O objetivo é que os primeiros trabalhos de implementação se iniciem este ano e ganhem força em 2020. Estarão centrados mais especificamente em reforçar a precisão das aproximações em condições de escassa visibilidade.

A primeira reunião colaborativa da Aliança celebrou-se em Toulouse (França) no passado mês de junho, com uma representação de mais de 20 organizações.

Os sistemas GBAS complementam e, no futuro, substituirão os sistemas de aterragem por instrumentos (Instrument Landing Systems, ILS) que atualmente são usados nos aeroportos.

Uma implementação sincronizada do GBAS para as operações de escassa visibilidade (GBAS GAST D para categorias II e III) resultará em benefícios ambientais, económicos, de capacidade e de segurança para os aeroportos, companhias aéreas e fornecedores de serviços de navegação aérea.

 

A Indra impulsionou durante anos o desenvolvimento dos sistemas GBAS e é um dos fundadores desta aliança europeia. Contribui para a mesma com um dos elementos tecnológicos chave; o sistema NORMARC GBAS, que faz parte das soluções Indra Air Solutions, é capaz de guiar uma aeronave mesmo em condições de visibilidade mais reduzida (CAT II e III). A tecnologia está pronta e o objetivo, agora, é conseguir que a infraestrutura e o ambiente regulatório estejam preparados.

“A boa resposta a esta iniciativa é encorajadora”, afirma Hugo Moen, diretor geral de vendas GBAS na Indra. “Apesar dos indiscutíveis benefícios para todos, necessitamos de um esforço coletivo para sair deste bloqueio. As transportadoras aéreas estão reticentes em investir em recetores GBAS para aeronaves dado que poucos aeroportos dispõem da infraestrutura necessária e, em sentido inverso, os aeroportos ou fornecedores de serviços de navegação não estão a realizar investimentos porque poucas aeronaves podem utilizar este sistema”, acrescenta Hugo Moen.

A diferença entre os GBAS e os ILS é que os GBAS se baseiam em Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS) em vez de em sinais de rádio convencionais. Os sinais de ILS podem ser afetados pela topografia e outros obstáculos físicos, o que não ocorre com os GBAS, que recebem o sinal do espaço. Portanto, obtém-se uma maior capacidade durante as aproximações de precisão e reduz-se o risco de desvios, cancelamentos e voltas.

 

“O GBAS permite aproximações mais pronunciadas e breves. Podem realizar-se aterragens de precisão em aeroportos nos quais não se podiam realizar anteriormente devido à topografia ou outras razões. Na Noruega utilizámos sistemas de aterragem baseados em GNSS em 17 aeroportos durante muitos anos, com magníficos resultados. É uma satisfação ver que a indústria trabalha conjuntamente para que mais países possam beneficiar desta nova tecnologia”, comenta Linda Lavik, gestora de produtos de GBAS na Indra.

 

A Indra é a única empresa do mundo com uma carteira de tecnologia que abarca todas as fases de um voo, desde a descolagem até à aterragem. A Indra Air Solutions reúne um conjunto de soluções estruturadas para ajudar cada fornecedor de serviços de navegação a construir um céu completamente adaptado às suas necessidades operacionais.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...