Intervenção de F-16 salva vida a doente na Noruega

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião de combate F-16 da Força Aérea Norueguesa foi requisitado por um hospital para transportar um equipamento hospitalar que era indispensável para salvar a vida de um paciente.

O caso, relatado primeiro pelo jornal ‘Verdens Gang’, e relatado pelas agências noticiosas internacionais nesta sexta-feria, dia 22 de abril, ocorreu no passado dia 4 de abril, e envolveu um paciente que necessitava de uma técnica de suporte vital de último recurso designada oxigenação por membrana extracorporal, conhecida pelo acrónimo ECMO, do inglês “extracorporeal membrane oxygenation”.

O hospital em causa, situado em Bodø, no centro da Noruega, não tinha o equipamento para realizar aquele procedimento, mas outro hospital, em Trondheim, a cerca de 450 quilómetros a sul do primeiro, dispunha da máquina, uma espécie de pulmão artificial, relatam as agências noticiosas.

O hospital de Trondheim contactou então a Força Aérea Norueguesa e pediu ajuda para levar o equipamento. A solicitação chegou numa altura em que dois caças F-16 se preparavam para descolar de uma base aérea próxima.

“Não fizeram perguntas, apenas quiseram saber o tamanho da máquina”, disse à imprensa o diretor da unidade de anestesia do hospital de Trondheim, Anders Wetting Carlsen.

Um dos F-16 que estavam próximos tinha um compartimento de carga externo que permitiu transportar o equipamento até Bodø.

“Normalmente fazemos essa distância em 35 minutos, mas dada a natureza especial da carga, o piloto acelerou e chegou ao destino em menos de 25 minutos”, disse o chefe da esquadra, Borge Kleppe, ao diário ‘Verdens Gang’.

 

  • Foto: Força Aérea Norueguesa

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...