A companhia aérea Island Air (Hawaii Island Air, Inc.), com sede e base operacional no arquipélago do Hawai, no Oceano Pacífico, encerra a sua atividade, neste sábado, dia 11 de novembro, pelo meio-dia local, devido a dívidas a diversos fornecedores e aos lessors dos aviões que integram a sua frota.
No início deste mês, a Island Air foi obrigada a solicitar a proteção de falência (Capítulo 11), num esforço para continuar as operações após ameaças de ação legal por parte dos locadores das aeronaves da sua frota. A empresa não conseguiu encontrar um novo investidor ou entidade financeira que assegurasse o financiamento para suportar os custos das operações da companhia aérea e que permitisse uma reorganização bem-sucedida.
Numa carta de despedida, o presidente executivo da Island Air, David Uchiyama, lamentou o que considerou ter sido “uma perseguição” das entidades financeiras ligadas às locadoras dos aviões, que não permitiram outra opção, e destacou a lealdade e apoio dos clientes, trabalhadores e agentes de viagens que até final do processo não deixaram de lutar para que a companhia pudesse se manter no mercado. “A Island Air está orgulhosa dos seus 37 anos de serviço que ficam na História do Estado do Hawai”, conclui David Uchiyama.