Jato executivo encontra drone na descida para o Aeroporto do Porto

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um jato executivo, proveniente de França, cruzou-se neste domingo, dia 2 de julho, com um ‘drone’ a cerca de 150 metros de altitude, quando o avião se preparava para aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, no norte de Portugal, disseram à agência noticiosa ‘Lusa’ fontes aeronáuticas.

Este é o 14.º incidente com ‘drones’ (veículo aéreo não tripulado) reportado pela aviação civil desde o início do ano em Portugal, envolvendo estes aparelhos, que violam o regulamento e aparecem na vizinhança, nos corredores aéreos de aproximação aos aeroportos ou na fase final de aterragem. Só em junho registaram-se oito ocorrências deste tipo.

Segundo as mesmas fontes, a tripulação “reportou, pelas 11h45 desta manhã, um ‘drone’ a 50/60 metros do lado esquerdo do avião”, quando um jato executivo British Aerospace HS 125 (semelhante ao da imagem de abertura) “estava a cerca de 150 metros de altitude e já na fase final de aproximação para aterrar no Aeroporto do Porto”.

Contactada pela Lusa, a NAV Portugal (responsável pela gestão do tráfego aéreo) confirmou a ocorrência, acrescentando que irá notificar a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

O regulamento da ANAC, em vigor desde janeiro deste ano, proíbe o voo destes aparelhos a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem dos aeroportos. Prevê ainda coimas até 2.500 euros.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...