Jato regional da Rwandair sai de pista no Uganda – Ocupantes ilesos

Um jato regional da RwandAir com cerca de 60 pessoas a bordo saiu da pista enquanto aterrava no Aeroporto Internacional de Entebe, no Uganda, no início da manhã desta quarta-feira, dia 20 de abril, anunciou a própria companhia aérea e confirmaram as autoridades aeroportuárias.

Todos os passageiros e tripulantes desembarcaram pelos seus próprios meios e ilesos, segundo a comunicação oficial.

O aparelho da Rwandair, um Mitsubishi CRJ-900 (construído no Canadá, ainda no tempo em que a fábrica pertencia à Bombardier), matrícula 9XR-WI fazia um voo regular entre a cidade de Nairobi, no Quénia, e estava a fazer uma escala programada na capital ugandesa, antes de seguir para Kigali, no Ruanda. O incidente verificou-se pelas 05h31 locais (02h31 UTC), sob uma chuva torrencial que, poderá ter contribuído para o despiste da aeronave.

Numa declaração oficial, a transportadora aérea nacional ruandesa, afirmou: “O voo RwandaAir WB464 ao aterrar no Aeroporto Internacional de Entebe, esta manhã cedo, esteve envolvido numa excursão na pista de aterragem devido ao mau tempo. Todos os passageiros e tripulantes de voo desembarcaram em segurança, sem terem sofrido ferimentos”.

A Autoridade da Aviação Civil do Uganda disse que a segunda pista (alternativa) está operacional para aeronaves pequenas e ligeiras. O avião ficou imobilizado numa zona de terreno lamacento na berma do pavimento de asfalto.

“Estão em curso todos os esforços para retirar a aeronave da berma da pista de modo a que a pista principal possa voltar a ser utilizada em pleno”, disse a Autoridade da Aviação Civil do Uganda numa declaração.

Fontes aeroportuárias, citadas por um jornal ugandês, disseram que a marcação da pista é má e que a visibilidade era reduzida devido à chuva forte registada no momento da aterragem.

Em janeiro de 2019, um avião da Ethiopian Airlines (Boeing 737-800) transportando 139 pessoas derrapou na mesma pista, também sem feridos.

 

  • Foto © Twitter/autor desconhecido

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica