Kenya Airways regressa a Moçambique quatro anos depois

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea queniana Kenya Airways retomou nesta quarta-feira as ligações diretas entre Nairobi e Maputo, quatro anos depois da suspensão dos voos comerciais entre os dois países, para “impulsionar” o desenvolvimento socioeconómico entre o Quénia e Moçambique. Trata-se do 45º destino da companhia africana.

“Esta retoma marca um passo estratégico significativo nos esforços contínuos da ADM, E.P. para fortalecer a conectividade aérea e impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do país”, lê-se num comunicado da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) a que a agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ teve acesso.

Os voos entre as capitais dos dois países serão realizados três vezes por semana, às quartas, sextas e domingos, segundo informação da companhia queniana, uma das maiores do continente africano, com hub em Nairobi.

“Este voo facilitará uma maior movimentação de pessoas e bens, criando novas oportunidades para o comércio, investimento e cooperação entre Moçambique e o Quénia, bem como outras partes da África oriental”, refere a ADM.

Na chegada ao Aeroporto de Maputo do voo da Kenya Airways tiveram lugar cerimónias protocolares, que fecharam depois com uma receção na aerogare, com a presença de entidades quenianas e moçambicanas. Estiveram presentes o presidente executivo da Kenya Airways, Allan Kilavuka, que também acumula funções de CEO do grupo, e o diretor comercial Julius Thairu, que embarcaram propositadamente no voo de reabertura da rota para Maputo. Na imagem estão com entidades governamentais moçambicanas. Fotos © Kenya Airways.

Segundo o comunicado da empresa estatal moçambicana, esta ligação direta da Kenya Airways “permitirá um fluxo mais eficiente” de mercadorias entre Nairobi e Maputo, “reduzindo custos logísticos” e o tempo de transporte.

“As empresas moçambicanas terão acesso mais rápido a mercados internacionais, fortalecendo as cadeias de abastecimento e aumentando a competitividade”, lê-se no documento.

A empresa estatal que gere os aeroportos moçambicanos acrescenta que esta ligação vai, igualmente, promover as potencialidades turísticas de Moçambique: “O voo direto facilitará a chegada de turistas do Quénia e de outros destinos conectados por Nairobi, promovendo Moçambique como um destino turístico atraente”.

A Kenya Airways anunciou em agosto de 2020 a suspensão dos voos para Maputo, aquando de uma reestruturação de rotas no período pós-pandemia de covid-19, que incluiu também a interrupção das ligações para Luanda, capital de Angola.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

GOL Aerotech completa 18 anos como referência em manutenção de aeronaves no Brasil

Um dos maiores Centros de Manutenção aeronáutica da América...

Embraer receberá 135 milhões de euros de indemnização da Boeing por negócio não concretizado

A construtora aeronáutica brasileira Embraer informou que receberá 150...