O diretor de operações das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) considera que a retoma de voos de Maputo para Lisboa vai aumentar o número de rotas da companhia moçambicana, considerando os laços históricos “muito fortes” entre os dois países.
“Fazendo voos para Lisboa estaremos a aumentar os nossos tentáculos de rotas, pois a partir de Maputo e Lisboa nós poderemos servir os nossos passageiros para outras capitais mundiais”, disse Hilário Tembe, em Inhambane, nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, à margem da cerimónia que marca a retoma da ligação direta entre a cidade de Inhambane e Joanesburgo, na África do Sul, país vizinho.
O responsável considerou histórica a ligação entre Moçambique e Portugal, referindo que naquele país africano encontra-se grande parte da comunidade portuguesa, assim como a moçambicana no país europeu.
“[Com a retoma] teremos capacidade de oferecer bilhetes corridos aos nossos passageiros até ao destino final”, referiu Tembe, fazendo menção ao facto de partirem de Lisboa muitos voos para todas as capitais europeias, entre outros destinos.
A moçambicana LAM prevê retomar, em 20 de novembro, os voos de Maputo para Lisboa, anunciou anteriormente o administrador da empresa sul-africana que o Governo de Moçambique colocou desde abril a gerir a companhia de bandeira.
“Estamos a prever retomar essa rota a 20 de novembro. É vital e vai mudar o rosto da companhia”, afirmou em 14 de setembro, num encontro com jornalistas, em Maputo, o diretor-executivo da sul-africana Fly Modern Ark (FMA), Theunis Crous.
A LAM já tinha assumido anteriormente que está empenhada em obter as devidas autorizações para utilizar o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e horários de gestão de ‘slot’, para onde deixou de voar desde 2012, tendo então perdido essas licenças.
Negociações com a Euro Atlantic Airways para o voo Maputo-Lisboa
Segundo algumas plataformas internacionais de notícias de aviação, a LAM estará a negociar com a companhia aérea portuguesa Euro Atlantic Airways o aluguer de aeronaves em ACMI (iniciais em inglês que significam avião, tripulação, manutenção e seguro) para a realização dos voos entre Maputo e Lisboa. Atualmente o grande problema em Lisboa é encontrar slot disponível, no que a companhia portuguesa poderá ser útil, já que tem direitos de estacionamento no Aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa.