Cabo Verde reafirma propósito de construir aeroporto na ilha de Santo Antão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo da República de Cabo Verde está “empenhado” em dotar Santo Antão do seu aeroporto, mas “nunca numa perspetiva de promover o turismo de massas” na ilha, declarou nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva (na imagem de abertura).

“Garanto que Santo Antão vai ter o seu aeroporto, mas isso não deve significar que é promover um turismo de massa. O tipo de turismo nesta ilha terá de ser compatível com o turismo da natureza”, salientou o chefe do Governo, que falava na abertura da conferência internacional sobre o turismo da natureza, que decorreu na localidade do Planalto Leste.

Ulisses Correia e Silva disse que o Governo precisa ligar Santo Antão com o mundo, mas que a construção da infraestrutura aeroportuária não deve levar à massificação do turismo na região, que deve sim apostar no segmento do turismo virado para a natureza.

O governante desaconselhou, assim, a promoção de um turismo de massa na ilha de Santo Antão, exortando os operadores turísticos a promoverem um tipo de oferta compatível com o turismo de natureza.

O primeiro-ministro, no seu discurso da abertura da conferência, que está a debater o turismo da natureza em Cabo Verde e a diversificação da oferta, reconheceu que os constrangimentos por que passa o País a nível de conectividade com o resto do mundo e inter-ilhas tem condicionado o turismo em Cabo Verde, assegurando que os problemas estão a ser ultrapassados.

“A conectividade a nível dos transportes aéreos e marítimos interilhas tem sido constrangimentos à unificação do mercado nacional e à coesão territorial, mas estamos empenhados em ultrapassar esses constrangimentos brevemente”, admitiu Ulisses Correia e Silva.

Neste âmbito, o Governo, avançou, está a elaborar um estudo de conectividade para melhorar as ligações em transportes aéreos e marítimos inter-ilhas e promover a coordenação entre os vários meios de transportes.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, António Aleixo, por seu lado, disse durante a sua intervenção que os autarcas da ilha estão “plenamente convictos da importância” do aeroporto para esta região, exortando o Governo a ser “cada vez mais proactivo” na concretização deste projecto.

Além do aeroporto, Santo Antão precisa ainda de um porto marítimo mais extenso para poder potenciar o turismo de cruzeiros, segundo António Aleixo, para quem “é preciso continuar a infraestruturação” da ilha.

A conferência internacional do turismo de natureza, promovido pelo Governo, em parceria com as câmaras municipais de Santo Antão, insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Turismo na ilha.

 

 

  • Texto da autoria da INFORPRESS – Agência Cabo-Verdiana de Notícias

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...