A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique vai integrar na sua frota, nos próximos dias, um Boeing 737-700 Nova Geração que substituirá o Embraer 195 acidentado em Novembro passado na Namíbia.
O novo aparelho moçambicano (cn33792, s/n1571), que terá o registo nacional C9-BAQ, vem da Aeromexico, para cuja frota entrou poucos meses depois do seu voo inaugural (reportado pelo portal ‘Airfleets’ em 01 de Setembro de 2004). Portanto trata-se de um aparelho que ainda não tem 10 anos de serviço.
A entrada deste B737-700 NG na frota da companhia moçambicana acontece cerca de um mês e meio depois da LAM ter anunciado que tinha decidido comprar três aviões desse modelo. Sabe-se contudo que a companhia moçambicana receberá à mesma os três aparelhos encomendados e mantém uma opção de compra para mais três.
Fontes de Maputo, onde ainda pouco se conhece sobre a chegada deste avião, dizem que a intenção da Administração da LAM deve ser colmatar a falta do aparelho acidentado e manter o mesmo nível de oferta e qualificação do equipamento.
Segundo a listagem de novos registos do portal ‘skyliner-aviation.de’ o novo aparelho da LAM, que tinha antes o registo N855AM, estava no dia 06 de Março passado, no Aeroporto Juan Santamaría, na cidade de São José da Costa Rica, a aguardar entrega à companhia moçambicana.
Desconhece-se a lotação do novo avião da LAM. Os que estão encomendados à Boeing virão configurados com 126 assentos em duas classes.
A LAM tem actualmente na sua frota outro Boeing 737, mas do modelo 500. A companhia tem sido, ao longo dos últimos 40 anos, uma fiel utilizadora de aviões Boeing 737, e tem em Maputo uma das mais conceituadas oficinas de manutenção e apoio a este tipo de aparelho no Sul do continente africano.
- Notícia relacionada publicada a 05 de Fevereiro: Boeing confirma compra de três B737-700 pelas Linhas Aéreas de Moçambique