Lançado concurso público para avaliação ambiental do novo aeroporto de Lisboa

O Governo Português, através do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, lançou nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, o concurso público internacional para a realização da avaliação ambiental estratégica da futura solução aeroportuária para a cidade de Lisboa, capital do país.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação, que tutela o sector, distribuiu um comunicado em que confirma que foi “lançado hoje o concurso público internacional que visa encontrar a entidade que vai desenvolver a Avaliação Ambiental Estratégica relativa ao plano de ampliação da capacidade aeroportuária da Região de Lisboa”.

O prazo para a apresentação das propostas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), responsável pelo concurso, é de 60 dias a contar do dia do envio para publicação (15 de outubro), refere.

O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Luís Ribeiro, alertou na semana passada, durante a realização do ‘Portugal Air Summit’ em Ponte de Sor, para a urgência de ser fechada uma solução para a expansão aeroportuária da região de Lisboa, sublinhando que este projeto “não pode mais” ser adiado.

Na opinião de Luís Ribeiro, uma das questões “fundamentais” que deverá ser “analisada” está relacionada com a “capacidade e as características” que esta infraestrutura precisará de incorporar para “acomodar” os requisitos de toda uma nova geração de aeronaves movidas a hidrogénio ou a combustíveis verdes que, “previsivelmente”, entrarão ao serviço durante a próxima década.

No mesmo evento, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, criticou o “para arranca” em Portugal, nas últimas décadas, sobre a localização do novo aeroporto e advertiu que o país não tem “tempo a perder”.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica