Fim de semana pleno de animação no ‘Portugal Air Summit’ em Ponte de Sor

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os visitantes do ‘PAS – Portugal Air Summit’ terão um fim-de-semana de emoções fortes e de entretenimento no amplo palco do Aeródromo de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, no Alto Alentejo, local onde também, nos últimos três dias, se desenvolveram as sessões de conferências e debates que tiveram por tema a aviação – tripulada e não tripulada –, aeronáutica, espaço e defesa.

Nesta quinta edição do PAS voltaram a passar por Ponte de Sor algumas das entidades e personalidades mais relevantes da indústria em Portugal e outros convidados do estrangeiro que juntaram conhecimentos e se aperceberam do bom trabalho que está a ser desenvolvido em no País.

Para quem aprecia a aviação ou já está ligado ao sector, prepara-se um fim-de-semana emocionante (dias 16 e 17 de outubro), cheio de interesse e entretenimento, nomeadamente para todos os amantes das exibições aéreas.

Sábado e domingo serão dois dias preenchidos com emoções fortes, que culminam no sábado, dia 16, com a final do EuRoc, European Rocletry Challenge – que reúne alunos de várias universidades europeias, contando este ano com 19 equipas e cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

Para este sábado estão também previstas demonstrações de drones, de asa delta, assim como uma exibição por parte do stunt Cajó que, em cima da sua mota, às 14h30, mostrará ao público os seus exercícios mais arriscados. Previsto estará também a passagem de um avião da A 321 LR da TAP Air Portugal, às 15h00, junto à pista do aeródromo de Ponte de Sor, num voo inédito. O público que acorrerá a Ponte de Sor em grande número, poderá assistir também à passagem de um caça-bombardeiro F16 da Força Aérea Portuguesa.

O piloto Castor Fantoba, atualmente terceiro piloto no mundo em Freestyle, e campeão nacional espanhol tanto no Clássico quanto no Estilo Livre, marcará presença no Portugal Air Summit, no seu novo avião Extra 330, ao mais puro estilo acrobático. A sua exibição terá lugar às 15h30. Também Luís Estrela Garção, piloto comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal e especialista em acrobacia aérea desde 1995, fará as suas habilidades acrobáticas às 16h30 de sábado e domingo, com o seu Pitts S2b. Considerado por muitos pilotos como uma verdadeira lenda viva, voar num Pitts Special é a concretização de um sonho e a possibilidade de poder efetuar manobras acrobáticas absolutamente impossíveis de realizar na grande maioria dos outros aviões.

No sábado poderão ainda assistir às 17h30, à Pylon Demo, uma chicane demonstrativa com oito aviões, dois deles da categoria Extreme e 6 Sport Class que durante duas horas cruzarão os céus de Ponte de Sor, repetindo a exibição na manhã de domingo, às 10h30.

A noite de sábado contará ainda com um espetáculo de 60 drones de luz e leds, o ‘Aurora Drone Show’, às 20h40, que conta a história de Aurora, uma menina numa demanda pela felicidade, numa alusão ao recomeço da vida pós-pandemia.

Os AeroSPARX são as estrelas que se seguem. A única equipa de aviação no mundo que combina voo acrobático com pirotecnia e acrobacias, entra em ação às 20h55, para e durante 45 minutos, iluminar os céus do aeródromo de Ponte de Sor e deixar todos os presentes maravilhados. No domingo, regressam às 13h30, para mais uma exibição, desta vez com fumos e cor. Os AeroSPARX têm deslumbrado o público com suas demonstrações por todo o mundo, passando por países tão díspares como Arábia Saudita e a Nova Zelândia, sendo já uma atração recorrente no Portugal Air Summit com os seus espectáculos noturnos pirotécnicos.

A noite termina com a OLE – Orquestra Ligeira do Exército que interpretará temas diversos de música ligeira e tradicional.

Domingo, terá como momentos de destaque, a passagem do Airbus A330 da HI Fly, às 14h15 e de dois caças F-16 da Força Aérea às 15h45, que farão vibrar o público presente. Haverá ainda uma exibição da Patrulha Fantasma, às 16h15, com as aeronaves RV6 (CS-XAO) e VariEze (CS-XAV), numa exibição que consiste num voo de formação com cruzamentos e acrobacia à mistura. À semelhança do que aconteceu em 2019, este ano, o piloto Castor Fantoba irá defrontar em corrida um BMW M3 Competition e a nova mota de competição da BMW S1000 RR.

O Portugal Air Summit termina com a cerimónia de entrega de prémios do EuRoc, European Rocketry Challenge.

A quinta edição do Portugal Air Summit culmina com um fim-de-semana cheio de entretenimento e animação, proporcionando a todos os visitantes uma experiência lúdica inesquecível.

O Portugal Air Summit decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...