Parlamento dos Açores quer ouvir entidades e Governo sobre a pista do Aeroporto do Pico

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores deliberou a audição presencial de várias entidades e de um membro do Governo Regional sobre a ampliação e operacionalidade da pista do Aeroporto da ilha do Pico.

A Comissão Especializada Permanente de Economia do parlamento regional açoriano esteve a analisar, entre outros pontos da ordem de trabalhos, o Projeto de Resolução n.º 67/XII (PS) – “Ampliação da pista do Aeroporto do Pico”.

O Projeto de Resolução pretende que a Assembleia Legislativa Regional recomende ao Governo Regional dos Açores “que desenvolva as diligências necessárias” para “avançar com todos os trabalhos preparatórios para a concretização do projeto de execução da ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, designadamente, com um prolongamento para oeste na ordem dos 700 metros”.

O documento sustenta ser esta “a solução técnica que garante a operacionalidade sem limitações para as aeronaves de médio curso, inclusive toda a frota atual da SATA Azores Airlines”.

Defende ainda que seja garantida “a inclusão dos valores necessários à elaboração deste projeto de ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, no Plano Regional Anual para 2022”, lê-se no Projeto de Resolução.

A iniciativa socialista visa promover, “durante e após a conclusão do projeto, os contactos necessários com as diversas entidades aeronáuticas outras, em particular com a UNESCO, com vista à salvaguarda da viabilidade plena do projeto”, acrescenta.

O aumento das condições de operacionalidade do aeroporto da ilha do Pico é uma pretensão regional, desde há vários anos, com mais insistência das forças políticas açorianas nos últimos anos e com grande empenho dos picoenses, como são denominados os habitantes da ilha do arquipélago português dos Açores.

NA reunião da comissão especializada realizada nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, o deputado socialista Miguel Costa requereu “a audição presencial do secretário regional da tutela, dos coordenadores do grupo Aeroporto do Pico e promotores da petição” pelo aumento da operacionalidade da pista do aeroporto.

O Partido Socialista (PS) solicitou ainda a audição da “Associação Comercial e Industrial da ilha do Pico e da Associação de Municípios da Ilha do Pico, também presencial”, e “por escrito do Conselho de Ilha do Pico, do departamento de operações de voo da SATA e a SATA – Gestão de Aeródromos”.

O Partido Social-Democrata (PSD) que lidera o Governo à frente de uma coligação de centro-direita, disse também requerer a audição dos peticionários do grupo Aeroporto do Pico e também de “um membro do Governo Regional, da Associação Comercial e Industrial do Pico e da Associação de Municípios”, segundo referiu na comissão o deputado social-democrata Marco Costa.

 

  • Foto © Luís Ferreira

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica