LATAM Airlines Brasil com certificação CAT III em toda a sua frota

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=

A LATAM Airlines Brasil entrou num novo capítulo do seu desenvolvimento tecnológico, com a adoção de novas ferramentas destinadas a promover uma maior eficiência nas suas operações e melhoria na experiência de viagem dos seus consumidores. Uma delas é a certificação que prepara para que toda a frota da empresa possa operar em CAT III, sistema de aproximação por instrumentos que permite todas as aeronaves da frota a pousarem em aeroportos habilitados com instrumentos durante as mais baixas condições de visibilidade.

Outra inovação é relacionada ao uso de tablets por pilotos com aplicativos e softwares especialmente desenhados para substituir os tradicionais manuais de bordo impressos para cada aeronave em operação.

 

Certificação CAT III 

Desde 2005, que os aviões cargueiros dos modelos Boeing 767 da LATAM Cargo Brasil (na época ABSA), estão certificados a operar em CAT III. A autorização foi estendida às aeronaves Boeing 777 da frota comercial internacional da companhia em 2014 e, agora a LATAM Airlines Brasil anuncia a homologação para todas as aeronaves da família Airbus, que inclui os modelos A319, A320 e A321, e as aeronaves Boeing 767 de seus voos comerciais.

Com a isso, toda a frota da companhia já está preparada para operar com tal funcionalidade. Por serem aeronaves novas na companhia, os aviões A350 XWB, seguem em processo de certificação para o uso de instrumentos.

O sistema poderá ser usado durante o pouso nos aeroportos habilitados para a operação em CATIII, que atualmente são: São Paulo/Guarulhos, Paris/Charles de Gaulle (França), Buenos Aires/Ezeiza (Argentina), Frankfurt (Alemanha), Nova York/JFK e Orlando (EUA), Londres/Heathrow (Inglaterra), Lima (Peru), Madrid (Espanha) e Santiago (Chile).

“Com esta certificação estendida para toda nossa frota estimamos uma diminuição de contingências operacionais de natureza meteorológica, como voos alternados para outros aeroportos ou até aviões retidos na origem”, afirma o Diretor Sénior de Operações e Treinamento da LATAM Airlines, Harley C. Menezes.

 

Tablets a bordo para pilotos

No ano passado, a LATAM Airlines Brasil iniciou um projeto piloto para a implementação de tablets em substituição aos manuais de bordo impressos das suas aeronaves. Com a efetividade da tecnologia, em maio deste ano os equipamentos foram implementados nas aeronaves Boeing 767 e, neste mês, foi iniciada a introdução do computador portátil também nos aviões da família Airbus A320 (A319, A320 e A321). No total, serão cerca de 500 tablets em mais de 300 aviões habilitados com a tecnologia.

Os tablets disponibilizados nas aeronaves para o uso dos pilotos possuem aplicativos e softwares especialmente desenhados para substituir o material impresso de referência: cartas de navegação em formato digital (para determinar a rota e a altura [altitude] a seguir), manuais, certificados de voo e aplicativos para cálculo de desempenho operacional.

“Dentro dos principais benefícios, a tecnologia diminui o papel a bordo, melhora a experiência de voo dos pilotos, já que lhes permite ter melhor consciência situacional em voo e mais eficiência em sua rotina de trabalho. Além disso, reduz o tempo de atualização de duas semanas a dois dias e libera espaço na cabine de voo” aponta Menezes.

Com o novo sistema, a LATAM Airlines Brasil ainda reduzirá o tempo de processamento de informação, assim como o peso dos seus aviões, diminuindo as emissões de CO2 em aproximadamente 3.000 toneladas anuais.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...