Bem-vindo, !|Sair

Greve de ‘handling’ nos aeroportos portugueses desconvocada

 width=

A greve dos trabalhadores das duas empresas de ‘handling’ aeroportuário que trabalham nos aeroportos portugueses e que estava marcada para principiar amanhã, dia 1 de julho, e durante três dias, foi desconvocada.

O dirigente sindical Fernando Henriques já confirmou à agência noticiosa portuguesa Lusa que foi alcançado um compromisso entre o SITAVA Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos e o Governo da República, que vai ao encontro das reivindicações da estrutura sindical.

O pré-aviso de greve incluía as empresas Groundforce Portugal e Portway, mas também todos os trabalhadores de empresas de trabalho temporário e prestadoras de serviços que atuam na área do ‘handling’.

O SITAVA exigia que o Governo anulasse o despacho do anterior executivo, do tempo do Governo liderado por Passos Coelho, que permitiu um terceiro operador de ‘handling’ no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, cumprindo aliás a recomendação que foi aprovada no parlamento a 31 de março, pelos Partido Socialista, PCP, Bloco de Esquerda e PEV.

Os trabalhadores do ‘handling’ são responsáveis pelo ‘check-in’, pelas escadas e reboques (que retiram os aviões do estacionamento), o terminal de bagagens e o serviço de controlo de passageiros.

A concretizar-se, a greve teria repercussões muito graves, pois apanharia três dias de grande movimento nos aeroportos portugueses, precisamente por ser início de mês de férias, quer para os Portugueses, quer para os milhares de turistas que escolhem Portugal para descansar.

 

  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 17h27 UTC.
  • Notícia relacionada LINK

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica