O Grupo LATAM Airlines, através das suas filiais de carga aérea, encerrou uma temporada histórica alusiva ao ‘Dia dos Namorados’, liderando o transporte de flores na região, com quase 25 mil toneladas exportadas em apenas 21 dias da Colômbia e do Equador em função desta data festiva, aumentando em 36% o montante mobilizado em 2023 para a mesma data.
Dada a alta procura de flores provocada pela celebração deste dia, a unidade de carga do grupo latino-americano de aviação comercial aumentou significativamente a oferta de frequências a partir desses países. Como resultado, as toneladas de flores transportadas regularmente para a América do Norte e para a Europa aumentaram 36%. O total exportado corresponde a 575 milhões de hastes de flores, o que equivale a uma flor por cada habitante dos Estados Unidos, Colômbia, Equador e França juntos.
Na denominada época do ‘Dia dos Namorados’, de 18 de janeiro a 7 de fevereiro, as filiais de carga da empresa efetuaram 418 descolagens de Quito, Bogotá e Medellín para entregar este produto local nos Estados Unidos e na Europa, duplicando as frequências regulares da Colômbia e do Equador.
“Para enfrentar esta época exigente, foram acrescentados dois aviões de carga adicionais para acompanhar o crescimento dos clientes e satisfazer as suas necessidades de capacidade, conseguindo um aumento de 36% no transporte de flores, em comparação com o ano anterior. Este feito foi possível graças à estreita colaboração com clientes, fornecedores e equipas dos aeroportos, bem como aos cuidados e às infra-estruturas necessários para os produtos perecíveis. Juntos, conseguimos realizar uma temporada de sucesso”, afirma Claudio Torres Faini, Diretor Comercial Internacional América do Sul da LATAM Airlines Cargo Chile.
O Grupo LATAM Airlines adicionou dois aviões de carga à sua frota em regime temporário, proporcionando maior capacidade e flexibilidade aos seus clientes de carga no Equador e na Colômbia durante a temporada, registando uma frota dedicada de 21 aviões Boeing 767 cargueiros. Além disso, no último ano, foram realizados importantes investimentos no hub de Miami, principal estação de chegada deste produto, para modernizar os porões de carga fria, que atualmente representam cerca de 9.000 m2 de espaço disponível.
No caso da Colômbia, mais de 13.000 toneladas de flores como rosas, cravos e crisântemos partiram dos departamentos de Antioquia e Cundinamarca em mais de 220 voos, o que se traduz num aumento de 19% em relação ao Dia dos Namorados de 2023.
Do lado equatoriano, o grupo aumentou significativamente a capacidade oferecida para esta época, com mais de 200 frequências que lhes permitiram exportar cerca de 12.000 toneladas de flores para os principais mercados mundiais, quase duplicando a quantidade mobilizada em 2023.