A empresa Lauak Portugal, Lda., subsidiária do grupo francês Lauak Aerostructures, vai implementar uma unidade de produção de peças para aviões A320 em Grândola, no Alentejo, onde irá construir novas instalações e adquirir equipamentos que representam um investimento de 33 milhões de euros com apoio de fundos comunitários.
O Ministério do Planeamento, em Lisboa, anunciou na semana passada a homologação do apoio de fundos comunitários ao investimento da empresa Lauak em Grândola.
Em comunicado, o Ministério refere que o apoio do programa operacional ‘Compete 2020’ “vai contribuir para a implementação de uma nova unidade do sector aeronáutico em Grândola”, no distrito de Setúbal.
Segundo o governo, o cofinanciamento de 7,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai “apoiar a criação de 274 novos postos de trabalho, cerca de 70 dos quais altamente qualificados”, e possibilitar exportações no valor anual de 30 milhões de euros.
A Lauak vai produzir em Grândola peças com processos tecnológicos avançados, nomeadamente para o fabrico do Airbus A320.
“A economia alentejana reforça, assim, a sua presença num ‘cluster’ industrial com elevado valor acrescentado, alargando os seus atuais polos geográficos de Évora e Ponte de Sor a novas localizações no território alentejano”, lê-se no comunicado governamental.
- Na imagem de abertura vemos o stand de exposição do Grupo Luauk no último Salão Internacional de Aviação e Aeronáutica de Paris, em Le Bourget, França, em junho passado, onde decorreram negociações entre responsáveis pelo grupo e uma comitiva governamental portuguesa.