Lisboa destaca-se entre os grande aeroportos europeus em 2018

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto de Lisboa, que terminou 2018 com crescimentos modestos, teve mesmo assim o terceiro crescimento mais forte de passageiros entre os grandes aeroportos europeus, segundo informação do capítulo europeu do ‘Airports Council International’ (ACI Europe), que representa 500 aeroportos em países europeus.

Lisboa, apesar dos constrangimentos de capacidade que se agravaram ao longo do ano, terminou 2018 com um aumento médio de passageiros em 8,9%, apenas superado pelos +21,1% de Antalya (Turquia) e pelos +14,3% de Moscovo Sheremetyevo (Rússia), que foram os líderes em crescimento entre os aeroportos europeus com mais de 25 milhões de passageiros por ano.

Assim, com o total recorde de 29,03 milhões de passageiros, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi o 20º maior aeroporto da Europa no ano de 2018, depois de ter sido 22º em 2017 e 25º em 2016.

Os dados do ACI, baseados relativamente a Portugal nos dados da ANA/Vinci, permitem ver que Lisboa foi não só o grande aeroporto europeu com o terceiro crescimento de passageiros mais forte do ano, como teve mesmo o 14º maior aumento de passageiros em 2018 entre 237 aeroportos com dados publicados pelo ACI, com mais cerca de 2,37 milhões de passageiros na plataforma portuguesa, noticia a agência de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’.

Mais nenhum aeroporto português atingiu no ano de 2018 os tops de crescimento elaborados pelo ACI, com base em crescimentos relativos por grupos consoante o tráfego anual, com 5,5% para o grupo 1, dos aeroportos com mais de 25 milhões de passageiros por ano, no qual inclui Lisboa, 6,7% no grupo 2, dos aeroportos com dez milhões a 25 milhões de passageiros por ano, onde inclui o Porto, 6,5% no grupo 3, dos aeroportos com cinco milhões a dez milhões de passageiros por ano, no qual inclui Faro, e 6,7% no grupo 3, dos aeroportos com menos de cinco milhões de passageiros por ano, no qual inclui Madeira e Ponta Delgada (Açores).

Os dados publicados pelo ACI Europa mostram os aeroportos portugueses foram ‘perdendo gás’ ao longo do ano e que o desempenho médio em 2018 foi ‘inflacionado’ pela evolução no primeiro semestre, por que no 4º trimestre os aeroportos portugueses já tiveram aumento de passageiros (+6,3%) abaixo da média da Europa (+6,4%) e, especialmente, da média na União Europeia (+6,6%).

Aliás, pelos dados do ACI, com um aumento médio de passageiros em 5,1%, os aeroportos portugueses já tiveram um desempenho no segundo semestre inferior à média europeia (+5,6%) e à média dos aeroportos da União Europeia (+5,4%).

Dados de 237 aeroportos europeus publicados pelo ACI Europe indicam que em 2018 foi superada pela primeira vez a marca dos dois mil milhões de passageiros num ano, com um total de 2,09 mil milhões, por um aumento médio em 6,1% ou quase 120 milhões.

Um comunicado do ACI aponta no entanto para um total recorde de 2,34 mil milhões de passageiros em aeroportos europeus no ano de 2018, apesar, segundo realça ter havido moderação do crescimento face a 2017, mas mantendo-se ainda assim “muito dinâmico”, em especial tendo em conta as condições económicas subjacentes e as “tensões geopolíticas”.

“Uma vez mais o tráfego de passageiros mostrou uma resiliência notável”, comentou o diretor-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, que destacou que os aeroportos europeus tiveram mais 136,6 milhões de passageiros que em 2017 e que isso significa que em apenas cinco anos o tráfego cresceu 36%, com mais de 629 milhões de passageiros adicionais, 445 milhões deles na União Europeia.

 

  • Matéria publicada pela ‘PressTUR

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...