Uma dezena de companhias aéreas estreia-se este verão no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, com destaque para o reforço da operação de empresas originárias de países da Europa de Leste.
Das dez novas transportadoras a operar na capital portuguesa desde 27 de março, data que assinala o arranque do denominado período de Verão IATA na aviação comercial (vai até 30 de outubro de 2016), quatro são provenientes da Europa mais oriental – a romena Blue Air, a búlgara Bulgaria Air, a croata Croatia Airlines e a russa Ural Airlines.
Passaram a voar para Lisboa ainda a grega Aegean Airlines, com ligação a Atenas, a espanhola Air Nostrum, a brasileira Azul (primeiro voo de Campinas/São Paulo marcado para o dia 22 de junho), a britânica Monarch e as portuguesas Everjets, para o Funchal (voos entretanto cancelados a 15 de maio), e a Orbest, com voos ‘charter’ para destinos turísticos, como Cancún e Punta Cana.
Em contrapartida, segundo os dados da ANA Aeroportos de Portugal, Lisboa perdeu duas companhias também da Europa de Leste – a russa Transaero Airlines (que entretanto encerrou por insolvência) e a ucraniana Ukraine Airlines.
Do panorama geral, o Aeroporto de Lisboa foi o mais atrativo para as companhias aéreas, seguido por Faro, que conquistou duas novas empresas (as ‘low cost’ espanhola Volotea e austríaca Niki), sem perder nenhuma das que já voavam para o aeroporto algarvio.
A novidade no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi a Wizzair, companhia aérea de baixo custo da Europa Central e de Leste, com sede na Hungria, com voos para Varsóvia.
Também o Aeroporto da Madeira ganhou uma nova companhia, a portuguesa Everjets, que entretanto já pôs fim aos voos regulares entre o continente e a ilha da Madeira, prometendo continuar as operações para a Região Autónoma portuguesa, nomeadamente para a ilha do Porto Santo, mas apenas através de voos ‘charter’ contratados por operadores turísticos.
Segundo os dados da gestora aeroportuária, o aeroporto de Lisboa é também o que oferece neste verão mais novas rotas, num total de 11, sendo seguido de perto pelo de Faro/Algarve, que este verão tem oito novas rotas.
O Porto tem três novas (Colónia, Copenhaga e Varsóvia), Madeira e Ponta Delgada/São Miguel uma nova rota (Amesterdão e Providence, no estado norte-americano de Rhode Island, com o retomar dos voos da Azores Airlines [ex-SATA Internacional], respetivamente).
- Matéria da autoria da agência de notícias Lusa, reproduzida na imprensa generalista portuguesa. Adaptações ao texto original da responsabilidade do Newsavia.