Lisboa ganha 10 novas companhias no Verão IATA de 2016

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Uma dezena de companhias aéreas estreia-se este verão no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, com destaque para o reforço da operação de empresas originárias de países da Europa de Leste.

Das dez novas transportadoras a operar na capital portuguesa desde 27 de março, data que assinala o arranque do denominado período de Verão IATA na aviação comercial (vai até 30 de outubro de 2016), quatro são provenientes da Europa mais oriental – a romena Blue Air, a búlgara Bulgaria Air, a croata Croatia Airlines e a russa Ural Airlines.

Passaram a voar para Lisboa ainda a grega Aegean Airlines, com ligação a Atenas, a espanhola Air Nostrum, a brasileira Azul (primeiro voo de Campinas/São Paulo marcado para o dia 22 de junho), a britânica Monarch e as portuguesas Everjets, para o Funchal (voos entretanto cancelados a 15 de maio), e a Orbest, com voos ‘charter’ para destinos turísticos, como Cancún e Punta Cana.

Em contrapartida, segundo os dados da ANA Aeroportos de Portugal, Lisboa perdeu duas companhias também da Europa de Leste – a russa Transaero Airlines (que entretanto encerrou por insolvência) e a ucraniana Ukraine Airlines.

Do panorama geral, o Aeroporto de Lisboa foi o mais atrativo para as companhias aéreas, seguido por Faro, que conquistou duas novas empresas (as ‘low cost’ espanhola Volotea e austríaca Niki), sem perder nenhuma das que já voavam para o aeroporto algarvio.

A novidade no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi a Wizzair, companhia aérea de baixo custo da Europa Central e de Leste, com sede na Hungria, com voos para Varsóvia.

Também o Aeroporto da Madeira ganhou uma nova companhia, a portuguesa Everjets, que entretanto já pôs fim aos voos regulares entre o continente e a ilha da Madeira, prometendo continuar as operações para a Região Autónoma portuguesa, nomeadamente para a ilha do Porto Santo, mas apenas através de voos ‘charter’ contratados por operadores turísticos.

Segundo os dados da gestora aeroportuária, o aeroporto de Lisboa é também o que oferece neste verão mais novas rotas, num total de 11, sendo seguido de perto pelo de Faro/Algarve, que este verão tem oito novas rotas.

O Porto tem três novas (Colónia, Copenhaga e Varsóvia), Madeira e Ponta Delgada/São Miguel uma nova rota (Amesterdão e Providence, no estado norte-americano de Rhode Island, com o retomar dos voos da Azores Airlines [ex-SATA Internacional], respetivamente).

 

  • Matéria da autoria da agência de notícias Lusa, reproduzida na imprensa generalista portuguesa. Adaptações ao texto original da responsabilidade do Newsavia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...