As maquetas da primeira aeronave portuguesa e da sua unidade de produção em Ponte de Sor, foram conhecidas nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, no primeiro dia do Portugal Air Summit (PAS2022). Uma partilha acompanhada pela assinatura de um Memorando de Entendimento entre a ‘EEA Aircraft’ (Cosmus Aerospace e a CEiiA) e a Câmara Municipal de Ponte de Sor para a cedência do espaço no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
A LUS 222 será a primeira aeronave desenvolvida e produzida em Portugal, com uma linha de montagem em Ponte de Sor de onde sairá para ser comercializada para o mundo, criando 300 postos de trabalho diretos neste território alentejano. Este programa vai ainda permitir uma forte integração do ecossistema aeronáutico português na cadeia de valor da aeronave, reforçando, uma vez mais, o papel do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor no panorama nacional e internacional.
“Esta aeronave está direcionada para o transporte regional dos mercados africanos e da América do Sul, desenvolvida numa versão civil e noutra militar, já que consegue aterrar em pistas de terra e de pequenas dimensões, sendo ideal para locais remotos ou com menos infraestruturas”, refere Miguel Braga, Aeronautics & Defense Director no CEiiA.